PUB

Artes Plásticas

IPC apresenta catálogo “Olaria Tradicional de Cabo Verde”

A apresentação do Catálogo da Olaria Tradicional será realizada hoje (24) a partir das 15h, com transmissão live na página do Facebook do IPC. O catálogo Olaria Tradicional Fonte Lima analisa, de forma científica, o papel da Olaria, enquanto Património Cultural Imaterial no domínio do artesanato tradicional. 

O papel do artesanato tradicional no desenvolvimento do turismo local e o seu contributo no empoderamento e na melhoria de condições de vida das mulheres oleiras é um dos destaques do catálogo, que também descreve e analisa o ciclo de produção da olaria tradicional desde a fase da recolha do barro até a fase final, comercialização.

 “Enquanto Património Imaterial, a olaria tradicional é vista, no projeto, como artesanato feminino com elevado potencial para o desenvolvimento sustentável da comunidade sublinhando o papel do género no ciclo de produção e comercialização das loiças de barro, e realçando o papel das mulheres e o seu impacto no contexto social, cultural e económico das famílias”, avança o gabinete do Ministério da Cultura e Industrias Criativas em nota de impressa.

Em Cabo Verde encontram-se três centros de produção do artesanato tradicional: Fonte Lima no concelho de Santa Catarina, Trás-os-Montes em Tarrafal de Santiago e Rabil na Ilha de Boa Vista.

A apresentação do “Catálogo da Olaria Tradicional” estará a cargo da Antropóloga e técnica do IPC, Ana Samira Carvalho e pode ser vista hoje às 15h em live no Facebook.

PUB

PUB

PUB

To Top