PUB

Convidados

Comportamento alimentar dos cabo-verdianos durante a pandemia da Covid-19: Estudo aponta alterações na frequência de consumo de diferentes alimentos

Por: Vlademir Silva*

A Universidade de Évora, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, todas instituições portuguesas, realizaram um estudo sobre as alterações no comportamento alimentar durante a pandemia da Covid-19, o qual envolveu parceiros de 23 países, tendo-se conseguido, até ao momento, dados de 17 países.

Cabo Verde foi um dos países participantes desse estudo que observou alterações na frequência do consumo de diferentes grupos de alimentos. Produtos como carnes vermelhas e pescado, ou mesmo frutos secos, alimentos processados e bebidas alcoólicas apresentaram diminuição face à situação anterior à pandemia.

À semelhança do que se observou noutros países, nomeadamente europeus e americanos, o consumo de bolos e bolachas aparece referido como tendo aumentado, mas, curiosamente, o consumo de chocolate diminuiu, aponta ainda esse estudo.

A necessidade de alguma redefinição dos hábitos alimentares dos Cabo-Verdianos é também ilustrada por uma percentagem considerável dos respondentes, que referem aumentos no consumo de hortícolas e fruta fresca, o que pode ser uma oportunidade em termos de mudanças para hábitos alimentares mais saudáveis no futuro.

É curioso observar que, ao contrário de grande parte dos países da europa, a população de Cabo-Verde não percepciona grandes alterações nas motivações para as escolhas alimentares. Motivações como busca de prazer e conforto, que em muitos países é reportada como sendo mais intensa nesta fase, não parece ter aumentado nesta população, situação similar à ocorrida noutros países de África, como São Tomé e Príncipe e Angola, provavelmente resultantes de contextos sócio culturais, ambientais e situacionais distintos.

Os investigadores indicam que “os resultados dos diferentes países estão, neste momento, a ser tratados de forma integrada, estando prevista a apresentação dos mesmos no congresso internacional Eurosense, em Dezembro do presente ano, assim como a publicação dos resultados detalhados em revistas científicas da especialidade.

*Membro da equipa de investigadores que está a realizar o estudo

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 681, de 17 de Setembro de 2020

PUB

PUB

PUB

To Top