PUB

Santo Antão

Cuidadores de pessoas com dependências profissionalizados

Cerca de 32 cuidadores informais participam de uma formação de cuidadores de dependentes em Santo Antão. A formação visa qualificar a mão de obra e melhorar os cuidados com pessoas dependentes.  O ato de abertura decorreu ontem em Porto Novo.

Porto Novo e Paul são os municípios contemplados com a formação de cuidadores de idosos e pessoas com deficiência.

A formação enquadra-se nas estratégias de implementação do Plano Nacional de Cuidados, propondo-se a dotar os cuidadores de ferramentas  e conhecimentos no cuidado de pessoas em situação de  dependência.

Em Porto Novo, 20 mulheres, que trabalhavam de forma informal, são contempladas, e que  agora, com a formação, terão a oportunidade de se profissionalizarem.

“Já temos vindo a prestar um cuidado a essas pessoas, ainda de forma informal, com cuidadores que tem dado a melhor contribuição, mas que não tem formação específica nessa área. Os cuidadores passam a ser reconhecidos profissionalmente como cuidadores de pessoas dependentes, atribuindo mais qualidade ao trabalho”, destaca o presidente da Câmara do Porto Novo, Aníbal Fonseca.

Esta formação, com duração de seis meses, ambiciona também contribuir para o acesso e geração de emprego digno e cobrir, deste modo, a carência de funcionários qualificados nos lares, centro de dia e nos cuidados ao domicílio.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Família e Inclusão Social, ICIEG, Direção Geral da Inclusão Social e conta com o financiamento da cooperação espanhola em Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top