PUB

Tecnologia

NOSi suspende serviços na Rede Tecnológica Privativa do Estado após ataque de software nocivo

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) suspendeu, esta quinta-feira (26), os serviços na Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE ), após ter sido atacado por um software nocivo de nome RANSOMWARE.

A informação foi avançada pelo próprio NOSi, através de uma publicação nas suas redes sociais. De acordo com o comunicado do NOSi, esta medida temporária pretende evitar a propagação do RANSOMWARE em toda a rede, tendo em conta que atacou apenas alguns segmentos.

Conforme A NAÇÃO apurou, à hora da publicação desta notícia, alguns sites oficiais do Estado como o Porton di Nos Ilha e o próprio site do NOSi não estão a funcionar. Também, algumas estruturas governativas estão sem conseguir trabalhar, com o email e o sistema de gestão de informação sectorial indisponíveis.

No entanto, A NAÇÃO também apurou que outros sites, nomeadamente o do Governo, já estão disponíveis.

O NOSi garante que as suas equipas estão empenhadas no sentido de repor o normal funcionamento da Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE) o quanto antes.

O RANSOMWARE é um tipo de software nocivo (conhecido também como ‘malware’) que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso o resgate não seja pago, existe a real possibilidade de arquivos sigilosos e confidenciais poderem ser perdidos ou até mesmo publicados.

PUB

PUB

PUB

To Top