PUB

Santo Antão

Terra D´Soded promove ação social para ajudar comunidades vulneráveis

A iniciativa surge após a gravação de uma série de reportagens em comunidades vulneráveis da ilha, que expõe as dificuldades vividas pelos moradores de zonas isoladas e de pobreza acentuada.

Há cerca de quatro meses o grupo Terra D´Soded começou a gravação de uma série de reportagens em algumas das localidades mais isoladas e carentes da ilha de Santo Antão, começando pelos planaltos Norte e Leste.

Bolona, também conhecida entre os moradores como Vale da Dificuldade, no interior do concelho do Porto Novo, foi uma das comunidades visitadas.

A população, de cerca de 20 agregados familiares, vive com um nível de pobreza bastante acentuado, em uma localidade isolada e longe de conhecer o desenvolvimento, sem bens essenciais como água e electricidade.

Esta realidade chamou a atenção da associação comunitária em São Vicente, após a publicação do vídeo nas plataformas digitais dos produtores.

Foram doados cerca de sete caixotes de roupa, que serão oferecidos aos moradores através de uma feira livre. “Através da feira cada um vai poder escolher aquilo que melhor serve as suas necessidades”, explica o porta-voz do Terra D´Soded, Carlos Alberto Lopes.

Esta iniciativa, explica Carlos Lopes, foi um pontapé de saída para lançar uma campanha social, com vista a angariar mais apoios, não só para Bolona, as para outras comunidades em situação similar.

“Queremos que as pessoas se juntem a nós para juntos ajudarmos estas comunidades. Neste momento precisamos de brinquedos, materiais escolares e outros bens”, especifica.

Segundo o artista, o intuito destas reportagens não passa somente por expor os problemas e dificuldades destas localidades, mas procurar solução e gerar engajamento.

Até agora as gravações já decorreram em sete comunidade. O trabalho final tem sido partilhado nas plataformas digitais do Terra D´Soded.

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top