PUB

Sal

Imigrantes que deram à costa foram hoje repatriados

Após negociações entre os governos de Cabo Verde e do Senegal, foram hoje repatriados os 65 imigrantes sobreviventes da piroga que deu à costa na ilha do Sal no dia 15 de novembro. No mesmo voo foi também transladado o corpo do migrante que faleceu no hospital Ramiro Figueira.

Segundo o comandante da policia nacional, o avião partiu do aeroporto Amílcar Cabral, por volta das 12h30 e o processo terá decorrido dentro da normalidade, conforme avança a RCV.

Os imigrantes deram à costa na ilha do Sal, na localidade de Pedra de Lume, depois de terem naufragado na sequência de um incêndio num dos dois motores da piroga em que seguiam.

Os imigrantes teriam partido do Senegal com destino às ilhas Canárias.

Após o ocorrido os imigrantes foram resgatados pelas autoridades e durante estas duas semanas ficaram alojados no estádio Djidjuca, em Santa Maria.

No hospital Ramiro Figueira deram entrada cinco dos 66 imigrantes resgatados com desidratação severa, desnutrição e outras complicações e um deles acabou por falecer.

Dias depois do ocorrido quatro corpos, que supostamente estariam na mesma embarcação, deram à costa e de seguida outros seis corpos foram avistados, mas não chegaram a ser resgatados devido às condições do mar.

Até hoje não se sabe o número de pessoas que participaram desta operação clandestina e nem quantos senegalenses perderam a vida, rumo à europa, mas falava-se em 150 pessoas a bordo.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top