PUB

Sociedade

Baltasar Garzón espera que Cabo Verde execute ordem da CEDEAO para libertação de Saab

Baltasar Garzón, advogado principal da equipa de defesa de Alex Saab, disse, hoje, que espera que as autoridades judiciais de Cabo Verde executem imediatamente a ordem do tribunal da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), aprovando a prisão domiciliária de Alex Saab.

“Continuaremos a denunciar a injustiça do processo e a sua arbitrariedade, como está agora a ser salientado por um tribunal internacional” e “por respeito a este processo, esperaremos pela publicação da resolução para fazer uma avaliação mais completa”, afirmou Baltasar Garzón, que se mostrou satisfeito pelo facto de o tribunal da CEDEAO ter atendido às denúncias “de violações dos direitos humanos e violações do princípio da inviolabilidade diplomática”.

A defesa da CEDEAO é liderada por um dos principais advogados de direitos humanos africanos, Femi Falana, que afirma que: “aprecia e valoriza a decisão do tribunal da CEDEAO como “um ponto de viragem no processo”. Femi Falana disse ainda que “é a justiça que se centra e ocupa dos direitos de qualquer pessoa, uma vez que nenhum Estado está acima da lei”.

José Manuel Pinto Monteiro, advogado assistente de Falana, também expressou a sua gratidão ao tribunal da CEDEAO, afirmando que “estamos a iniciar o processo para fazer cumprir a decisão de hoje”. Para este advogado cabo-verdiano, “Alex Saab sofreu quase seis meses de detenção cruel e desumana, que a CEDEAO reconheceu. Isto deve ser imediatamente interrompido”.

Rutsel Martha, que foi um dos representantes legais perante o tribunal, salientou, por seu turno, que a partir de agora Cabo Verde não pode ignorar o estatuto de enviado especial de Alex Saab.

“O Tribunal de Justiça da CEDEAO reconhece assim o estatuto de Enviado Especial de Alex Saab e a falta de competência de Cabo Verde para o prender e julgar para efeitos de extradição”, realça este advogado, sublinhando que “Saab não é extraditável, porque é o enviado de um país soberano que estava a cumprir uma missão em nome do governo da Venezuela e o direito internacional protege-o”.

A audiência principal, que decidirá se a detenção de Alex Saab para efeitos de extradição para os Estados Unidos é legal ou não, está agendada para 4 de fevereiro de 2021.

A decisão da CEDEAO

O Tribunal de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ordenou, esta quarta-feira, a libertação imediata de Alex Saab, aprovando a sua prisão domiciliária num hotel ou casa da sua escolha, com acesso aos membros da família, médicos e advogados.

Este tribunal internacional, conforme um comunicado da equipa de defesa do empresário colombiano, “reconheceu o estatuto do Sr. Saab como Enviado Especial, a sua inviolabilidade e destacou as condições desumanas da sua detenção, que estão a afetar diretamente o seu delicado estado de saúde.

A audiência sobre o pedido destas medidas cautelares foi realizada por videoconferência a 30 de Novembro. Alex Saab foi representado na audiência por Femi Falani, pelo advogado Pinto Monteiro e por Rutsel Martha.

Segundo o mesmo comunicado, a 10 de Novembro, “a CEDEAO já questionava se o enviado especial Alex Nain Saab estava a receber cuidados médicos adequados e reconhecia a preocupação com a sua saúde, o que lhe permitia ser tratado por pessoal médico externo à prisão onde se encontra detido desde junho passado.

Apesar disso, Cabo Verde não cumpriu a ordem, um fator que contribuiu para a decisão da CEDEAO”.

 

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top