PUB

Cultura

Hoje é Dia Nacional da Morna

Comemora-se hoje o Dia Nacional da Morna, sob o lema Morna Rainha. A data é uma homenagem a B.Leza, pai da Morna.

Para assinalar a data, o Instituto do Património Cultural (IPC) realiza uma conversa aberta online e as comemorações decorrem até o dia 11 de dezembro, data em que se celebra o primeiro aniversário da elevação da Morna à categoria de Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Celebrada pela primeira vez em 2018, a data homenageia Francisco Xavier Cruz, mais conhecido por B.Leza, considerado um dos maiores compositores de sempre da Morna no país.

O projeto lei do Dia Nacional da Morna visa também homenagear todos os outros compositores, músicos e intérpretes, exaltar e reconhecer a sua importância e chamar atenção da sociedade cabo-verdiana para a necessidade de valorização do género musical, conforme avança o IPC em nota de imprensa.

O professor de música Isaías Tavares e os artistas, Celestino Tavares e Zé Rui de Pina são os oradores convidados da Webinar.

Esta iniciativa marca o arranque das actividades previstas na agenda cultural que marcará a semana da Morna que decorrerá até o dia 11 de dezembro.

“Morna Rainha. Do Arquipélago para o Mundo” é o lema escolhido este ano para celebrar o primeiro aniversário da elevação da Morna à categoria de Património Imaterial da Humanidade.

PUB

PUB

PUB

To Top