PUB

Sociedade

Jovens debatem jornalismo digital

Prossegue ao longo deste sábado, o segundo e último dia, de uma formação intensiva de dois dias sobre Sindicância e Jornalismo Digital, promovida pela Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC).  Jovens de várias ilhas e diversos órgãos de comunicação social estão a debater as diferentes facetas e desafios do jornalismo digital.

Em declarações à imprensa, o presidente da AJOC, Carlos Santos, explica que a ideia é dar algumas ferramentas aos jovens jornalistas e falar um pouco sobre a importância que hoje as tecnologias têm no trabalho destes profissionais.

“É preciso ter cada vez mais jovens jornalistas com as competências necessárias para o exercício de um jornalismo mais moderno baseado sobretudo num ambiente digital”, argumenta Carlos Santos.

Para o primeiro dia da formação foi convidada a secretaria geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, que falou sobre os desafios que os sindicatos enfrentam na organização dos jovens no sector digital.

Por seu turno, Geremias Furtado, vice-presidente da AJOC e um dos formadores, apostou em partilhar com os jovens alguns conceitos que diferem sobre mídias sociais, redes sociais e mídias digitais. O jornalismo colaborativo e as fontes no ciberespaço, foram temas que suscitaram também o interesse dos jovens jornalistas.

A formação, que teve um grande engajamento dos jovens jornalistas deu lugar a longos debates sobre os temas apresentados pelos formadores.

Durante o dia de ontem, José António dos Reis, membro da direcção da AJOC dirigiu-se ainda aos formandos para falar sobre a necessidade de se recrutar jovens jornalistas para a melhoria da sobrevivência e sustentabilidade dos sindicatos.

PUB

PUB

PUB

To Top