PUB

Cultura

Ministério da Cultura apresenta plataforma virtual do Roteiro Nacional da Tabanca

O Ministério da Cultura e Indústrias Criativas apresenta hoje, 08 de Dezembro, a plataforma virtual do Roteiro Nacional da Tabanca. O acto terá lugar no museu da Tabanca em Chã de Tanque, Santa Catarina de Santiago, e será presidido pelo ministro, Abraão Vicente.

Conforme avança o presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Jair Fernandes, o projeto vai permitir aos internautas conhecer de forma exaustiva todo o processo relacionado com a tabanca, designadamente a localização dos grupos distribuídos pelos vários municípios das ilhas de Santiago e Maio, números de cativos e outras informações.

Elaborada no âmbito da política de valorização da tabanca e da promoção do turismo cultural, a plataforma resultou de um inventário participativo, envolvendo as comunidades da tabanca e técnicos do IPC.

A plataforma virtual Roteiro Nacional da Tabanca já é do conhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mas, devido a razões financeiras, o respectivo dossiê de candidatura a Património Imaterial da Humanidade já não será entregue na data inicialmente prevista, ou seja, Setembro de 2021.

A cerimónia de apresentação do roteiro contará ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, José Alves Fernandes e da diretora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top