PUB

Economia

NOSi: Rede do Estado estará totalmente operacional na próxima sexta-feira

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) garante que toda a Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE) deve ficar totalmente operacional na próxima sexta-feira, quinze dias apôs o ataque cibernético de 25 de Novembro último.

Conforme avançou hoje à Rádio de Cabo Verde (RCV) o Presidente do Conselho da Administração do NOSi, Carlos Tavares Pina, já se procedeu ao apuramento e avaliação das evidências tecnológicas e, também, algumas evidências forenses, sendo que o dossiê já está na alçada da Procuradoria Geral da República desde o dia 1 de Dezembro.

Os sistemas operativos mais afetados pelo ataque cibernético do passado 25 de Novembro são os da Microsoft, informou Carlos Pina garantindo, entretanto, que todas as quotas com a Microsoft estão atualizadas. O Governo, conforme avançou, tem um encargo anual com a Microsoft em torno dos 60 mil contos.

Recorde-se que, depois do ataque sofrido que obrigou a uma baixa total na rede pública, o NOSi começou, sexta-feira, 30 de Novembro, a restabelecer a rede informática do Estado. Os serviços críticos e os órgãos de soberania estavam no topo das prioridades já que se tratava de um trabalho gradual, uma vez que, para além da rede nuclear do NOSi, também foram afectadas redes locais de alguns clientes.

Na ocasião, Carlos Tavares de Pina, explicou que, dada a natureza do ataque e à velocidade que o malware estava a ser propagado, foi necessária colocar toda a rede offline.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top