PUB

Covid-19

Pandemia: Equipa multidisciplinar está em São Vicente para fiscalização das medidas sanitárias

Uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), Inspeção Geral das Actividades Económicas (IGAE, Inspecção Geral do Trabalho (IGT), Delegacia de Saúde e forças de segurança está em São Vicente para fiscalizar a implementação das medidas de segurança sanitária, no quadro da pandemia da covid-19.

A fiscalização teve início esta quarta-feira, 09, e já culminou no encerramento de, pelo menos, um estabelecimento comercial, encerrado na manhã de hoje devido ao não cumprimento de medidas sanitárias.

A informação foi avançada à Inforpress pela técnica do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), que coordena a actividade de fiscalização iniciada hoje no Mindelo.

A equipa, criada para fiscalizar as medidas sanitárias contra a covid-19 em estabelecimentos públicos e privados de “qualquer serviço”, tem a competência de, conforme a mesma fonte, “suspender temporariamente” as actividades dos espaços que não estejam a cumprir as medidas sanitárias.

“O espaço não estava a cumprir, foi suspenso a actividade durante algumas horas até reporem a normalidade dentro do estabelecimento”, explicou Maria Vitória Veríssimo, adiantando que nunca é feito o encerramento definitivo do espaço, a não ser que uma das entidades reguladoras, como a IGAE ou a ERIS, se deparem com alguma situação anormal de acordo com a especificidade da instituição.

Na base desta medida específica, estaria a presença de um funcionário com teste PCR pendente.

Entretanto, após desinfecção, a loja poderá voltar a normalidade, com uma nova equipa. Toda a equipa presente foi conduzida ao Centro de Estágio para a realização de testes PCR.

Durante o dia de hoje, duas equipas estão no terreno, no centro da cidade, à semelhança do que vem sendo feito nas outras ilhas, especialmente Santiago e Fogo, que estão em estado de calamidade.

A acção diurna deve prolongar-se até a sexta-feira e para o final de semana está programado um patrulhamento noturno, com foco também nos horários de encerramento, aglomerações, realização de festas, entre outras actividades.

Já para a próxima semana o foco deve estar na área da alimentação e comércio em geral, tendo em conta o período festivo.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top