PUB

Covid-19

Ministro da Educação assegura que as escolas a nível nacional estão a funcionar “dentro da normalidade”

Amadeu Cruz afirma que os estabelecimentos de ensino estão a operar “dentro da normalidade” frente à situação pandêmica que se vive e que há condições a nível nacional para que todos os estudantes frequentem as escolas.

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, visitou as escolas de São Miguel e Santa Cruz, no interior de Santiago, para verificar as condições de funcionamento desses estabelecimentos de ensino. Esta visita se enquadra numa série de deslocações que o governante vai realizar a nível nacional.

O novo responsável pela pasta da Educação disse que as escolas nesses municípios, tanto no meio rural como urbano, estão a funcionar “dentro da normalidade”, assim como o todo nacional e que o Ministério da Educação está a trabalhar para manter as crianças nas escolas.

É nesse sentido que as ilhas do Fogo, Sal e cidade da Praia, onde há maior registo de casos da covid-19, serão as próximas ilhas que Amadeu Cruz irá visitar.

“Estamos eminentemente numa pandemia, portanto temos que ajustar o sistema educativo para responder às exigências do funcionamento adotadas pelo próprio Ministério da Saúde. É neste contexto que iniciamos esta visita e quisemos fazê-la logo no início do nosso mandato para sinalizar a nossa preocupação em relação ao funcionamento das escolas no contexto da covid-19”, sublinhou.

Além do funcionamento das escolas, o Ministro da Educação lista como “outras preocupações” a gestão do corpo docente/recursos humanos, a necessidade da manutenção e o reforço da cooperação com as câmaras municipais.

Amadeu Cruz promete também resolver as pendências da classe docente “paulatinamente”, em diálogo com os sindicatos que representam a classe.

No que tange ao calendário letivo, sobretudo as férias escolares e avaliações, a mesma fonte assegurou que não se vai mexer e os professores e as delegações do Ministério da Educação vão ter que as cumprir “às riscas”.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top