PUB

Desporto

Estádio Nacional disponível para acolher jogos de futebol da ilha de Santiago

O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) pretende disponibilizar o Estádio Nacional para a realização das competições regionais de futebol das duas regiões desportivas da ilha de Santiago.

Segundo o presidente do IDJ, Frederic Mbassa, o organismo está em conversações com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) para que o Estádio Nacional possa servir de palco para a retoma do futebol “ao nível de Santiago Sul e mesmo ao nível de Santiago Norte”.

Esta decisão tem como objectivo não só garantir as condições de segurança sanitárias, devido ao contexto de pandemia, mas também, ser uma alternativa ao estádio da Várzea que deverá passar por uma requalificação devido aos estragos sofridos na sequência das últimas chuvas.

De acordo com o presidente do IDJ, o Estádio Nacional está preparado para receber as competições e para uma retoma segura do desporto, nesse caso do futebol. Pois, recentemente, a infra-estrutura acolheu o jogo da selecção de Cabo Verde frente ao Ruanda.

“Este protocolo para o Estádio Nacional tem a ver com espaços condignos, balneários com distanciamento e a definição exacta do circuito de entrada e de saída do público”, explicou Mbassa.

Além disso, estão, igualmente garantidas a higienização constante dos balneários dos atletas e dos árbitros, bem como dos corredores, dos espaços para a comunicação social e do relvado.

O presidente do IDJ avança, ainda, que o pavilhão Vává Duarte, na cidade da Praia, já tem luz verde para uma retoma gradual dos desportos em ambiente fechado, com um protocolo semelhante ao do Estádio Nacional.

Contudo, o IDJ lembra ser da sua competência a disponibilização das condições, mas “a efectivação da retoma é da responsabilidade das federações, associações regionais e dos clubes”.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top