PUB

Economia

Rega gota-a-gota: Maio pode tornar-se na primeira ilha com cem por cento de cobertura

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, cumpriu dois dias de visita ao Maio, projectando, no final, que a Ilha pode vir a ser a primeira de Cabo Verde, com cem por cento -% – do Sistema de rega gota-a-gota.

Gilberto Silva – citado pela Rádio de Cabo Verde – RCV -, anunciou que, já na próxima semana, será apresentado o “Programa de Subvenção do Sistema de Rega Gota-a-Gota”, no qual o Estado entra com 50% do custo.

De forma a estarem todos envolvidos no Projecto – garante o governante -, já foi assinado um Acordo com os estabelecimentos que fazem a comercialização do Sistema de rega localizada, bem como a articulação com as Instituições de Micro-Finanças.

“Se os agricultores aproveitarem de um Programa que vai ser lançada na próxima semana, podem  colocar uma metade do custo e o Estado irá colocar a outra metade”, sustenta Gilberto Silva.

O ministro apela a todos os agricultores – do Maio e não só! -, a aderirem ao Programa e continuarem com esta vontade, aproveitando a oportunidade que o Estado está a criar.

Silva revela que regressa do Maio “com boas impressões”, e que “a Ilha está numa boa direcção”, visto que, na área do pasto, já realizaram várias formações, pelo que pede aos criadores de gado a fazerem a conveniente recolha e armazenamento.

“Maio hoje, é, seguramente, uma Ilha mais resiliente em relação aos três anos de seca vividos. É nesse sentido que devemos continuar, fazendo investimentos, para que se tire maior rendimento da Agricultura”, desafia.

O Programa já está a ser divulgado junto dos agricultores e criadores de gado.

O perímetro máximo a ser explorado, no marco desta iniciativa, é de 250 metros quadrados.

PUB

PUB

PUB

To Top