PUB

Covid-19

Vacina da BioNtech/Pfizer aprovada pela Agência Europeia do Medicamento

A União Europeia teve na manhã desta segunda-feira, 21, luz verde da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para proceder à comercialização de emergência da vacina BioNtech/Pfizer, contra a Covid-19. Cabe agora à Comissão Europeia validar o parecer para agilizar a vacinação nos 27 países membros.

Trata-se da primeira vacina a receber a autorização do uso de emergência em território europeu, depois dos EUA, Reino Unido, Canadá, entre outros países que já iniciaram a imunizar a população considerada prioritária.

Na Europa, caso o parecer da Agência Europeia do Medicamento (EMA) for validado pela Comissão Europeia, esta entidade tem agora a missão de conceder uma autorização condicional de introdução da vacina no mercado em todos os Estados-membros da União Europeia e do Espaço Económico Europeu em questão de dias.

Assim sendo, cada país poderá pôr em marcha a sua estratégia de vacinação. Sabe-se, entretanto, que os 27 países membros pretendem iniciar a vacinação ao mesmo tempo, nos dias 27, 28 e 29 de dezembro. Em Portugal, a ministra da saúde, Marta Temido, diz que a vacinação poderá iniciar a 27.

Para o início de 2021 está em pauta uma outra reunião, para 6 de janeiro, no sentido de determinar a autorização condicional da vacina da Moderna.

A Comissão Europeia já fechou pelo menos seis contratos com produtores de vacinas e tem um sétimo em vista, com a norte-americana Novavax.

Para já, há acordos com a AstraZeneca, a Sanofi-GSK, Curevac, e Moderna.

c/Público

PUB

PUB

PUB

To Top