PUB

Cultura

Morre Moacyr Rodrigues

Cabo Verde perde o escritor e filólogo Moacyr Rodrigues. O investigador faleceu na madrugada de hoje, 23, no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente. Considerado uma biblioteca viva, Moacyr foi um dos estudiosos das festas populares em Cabo Verde, assim como da morna, sendo um dos apoiantes da elevação deste género a Património Imaterial da Humanidade.

Nasceu em Mindelo, a 9 de Abril de 1933. Inicia em 1957 o curso de Filosofia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, que continuaria, depois, em Coimbra. Concluiu o curso de Línguas e Literaturas Modernas (Ingles/Portugues) em 1985, também pela Universidade Clássica de Lisboa.

Em 2003 o investigador obtém um Mestrado em Relações Interculturais pela Universidade Aberta do Porto, na área de Antropologia Visual, em 2010 concluiu um outro Mestrado em Ciências Musicais- Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa e em 2015 doutorou-se na mesma área pela mesma universidade.

Moacyr foi professor. Em 1999 começa a lecionar Língua e Cultura Cabo-verdiana, Antropologia, História entre outras disciplinas no ensino superior em Cabo Verde. É autor de vários livros e de artigos publicados em diversos países.

Estudioso das festas populares, nomeadamente das festas juninas e do carnaval, Moacyr foi também um investigador da morna e um dos maiores defensores da elevação do género à Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Moacyr foi considerado uma biblioteca viva de conhecimentos e um património de São Vicente. Deixa igualmente um acervo enorme de livros, estudos e investigações.

O funeral deverá acontecer na tarde desta quarta-feira, em Mindelo.

PUB

PUB

PUB

To Top