PUB

Covid-19

Natal: Na Europa restrições impõem-se às celebrações

Natal e Fim de Ano atípicos, com as restrições a impârem-se às celebrações e vários países europeus a regressarem ao confinamento, enquanto se aguarda a vacinação.

No Reino Unido – conta o portal pt.euronews.com – vários milhões de pessoas acordarão, depois das celebrações de Natal, ou seja, no dia 26, no nível quatro de restrições, as mais rígidas.

O Governo britânico luta para conter a propagação da nova variante deste novo Coronavírus, que não dá tréguas, há perto de um ano. A ordem é para se ficar em casa, todo o Comércio não-essencial estará encerrado em várias cidades do país.

Quarta-feira, o secretário para a Saúde revelava que tinham sido detectados dois casos de uma nova variante, ainda mais contagiosa do novo vírus, proveniente da África do Sul. Matt Hancock explicava que “esta nova variante é altamente preocupante, porque ainda é mais transmissível e parece ter sofrido uma maior mutação do que a nova, descoberta no Reino Unido”.

Enquanto o Reino Unido se debate, também, com esta nova variante, a anterior, descoberta em terras de Sua Majestade Isabel II, já chegou à Dinamarca, Itália, Gibraltar, Holanda e Austrália. O ministro da Saúde francês dizia que é “inteiramente possível” que ela já esteja a circular no País, ainda que nenhum caso tenha sido, oficialmente, identificado.

Itália é o País com a carga de mortes mais pesada em toda a Europa, mais de 70 mil, e é o quinto país do Mundo a superar essa fasquia.

O Governo tenta travar a propagação do vírus, voltando a impôr um confinamento – a nível Nacional -, por temer que as Festas de Natal e Final de Ano levem a um aumento, exponencial, no número de casos.

Já a Grécia prepara-se para iniciar um Programa de Vacinação em massa. Para dar o exemplo, o Primeiro-Ministro deverá receber a primeira dose no dia 27, domingo.

Portugal receberá as primeiras doses da vacina, da Pfizer/BioNtech, no dia 26, sábado. Está previsto que a vacinação comec no próximo dia 27, com os profissionais de Saúde, que estão na linha da frente na luta contra a COVID-19, a serem os primeiros a recebê-la.

PUB

PUB

PUB

To Top