PUB

Desporto

Faleceu Djidjê, um dos fundadores e selecionadores da Seleção Nacional de Futebol

Faleceu ontem, terça-feira, 29, em Portugal, José João Resende, vítima de doença prolongada. Djidjê, como era conhecido, foi um dos fundadores e seleccionador da Seleção Nacional de Futebol.

Em comunicado a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) fez saber, “com muita tristeza e consternação” do falecimento, ontem em Portugal, de José João Resende, Djidjê, uma perda para o mundo do futebol.

Djidjê formou, em Abril de 1978, com o também falecido José “Toca” Antunes, a dupla de selecionadores da seleção cabo-verdiana de futebol, nos dois primeiros jogos dos “Tubarões Azuis”. Na época Cabo Verde defrontou as seleções da Guiné Conacri e da Guiné-Bissau, pela Taça Amizade.

“Djidjê, é uma grande referência do futebol nacional, quer enquanto atleta, como treinador, ou como dirigente, e nesta qualidade, no exercício da função de Secretário-geral da FCF. Pertenceu a várias equipas técnicas da nossa Seleção Nacional com destaque para a equipa técnica da primeira Seleção Nacional de Cabo Verde.

Além de selecionador Nacional de Futebol, Djdjê também foi treinador da Académica da Praia depois de ter sido jogador do Victória Futebol Clube, também da capital cabo-verdiana.

Djidjê, um “cidadão exemplar, de fino trato, e de muitas virtudes” deixa ao futebol cabo-verdiano um legado de fair play, competência, disciplina, e rigor no trabalho”, lê-se no comunicado da FCF.

Vários personalidades e desportistas, particularmente jogadores de futebol lamentam nas redes sociais o falecimento de Djidjê. Um deles é o antigo internacional cabo-verdiano, Manuel Conceição, mais conhecido por “Contche”.

“Tive a oportunidade de conviver com o Djidjê nas Seleções de Cabo Verde em 1978/79, tanto na Praia, como na Guiné Bissau. Grande pessoa e companheiro”, recorda “Contche”.

À viúva Margarida Semedo Resende (Guida), ao filho Sandro Resende, à irmã Merly dos Reis Borges, ao sobrinho Pedro Semedo e às cunhadas Judith Semedo Sanches e filhos, Ruth Semedo e Nandinha Semedo, o colectivo do Jornal A NAÇÃO apresenta as suas mais sentidas condolências.

PUB

PUB

PUB

To Top