PUB

Opinião

Ministério da Educação: Delegados do Fogo negam recusa de “autorização de qualquer professor que tenha solicitada para passar a época natalícia com os seus familiares”*

Cartas do leitor: “Trabalham noutras ilhas: Professores descontentes com não-autorização de “regresso à casa”nas “férias” de natal”

O Ministério da Educação, através das delegações escolares da ilha do Fogo, vem por esta via, na sequência da peça noticiosana edição do Jornal “A Nação”, do dia 24 de dezembro intitulada “Trabalham noutras ilhas: Professores descontentes com não-autorização de “regresso à casa”  nas  “férias” de natal”, publicada na edição online do dia 24 de dezembro, exercer o direito de resposta e do contraditório:

  1. Vendo envolvidos os nomes das delegações do Ministério da Educação da ilha do Fogo, que humana e pedagogicamenteé dirigido por 3 delegados nos 3 concelhos, designadamente São Filipe, Santa Catarina e Mosteiros, somos a informar que não corresponde minimamente à verdade de que as delegações recusaram a autorização de qualquer professor que tenha solicitada para passar a época natalícia com os seus familiares. A única ressalva colocada tem a ver com o regresso atempado para a preparação metodológica para o segundo Trimestre.
  2. Comunicamos ainda, queapesar de esta altura não ser período de férias para os docentes e de estarem em pleno período de avaliação, dada a avaria no Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE), causado pelo ataque cibernético à Rede Tecnológica do Estado (RTPE), os delegados autorizaramtodos os pedidos de saída, com a condição de trabalharem as avaliações em suas casas., por isso causa-nos algum espanto ver estas acusações, visto que temos sempre agido com coração e humanidade com os professores, especialmente, os vindos das outras ilhas.
  3. Em momento algum usou-se o poder disciplinar para ameaçar os professores ou qualquer outro funcionário, muito pelo contrário, os delegados têm sido solidários e compreensivos com a situação de cada um dos professores de outras ilhas, estandosempre disponíveis para colaborar naquilo que for legal e humanamente permitido, para que esses professores sintam em casa e desempenharem da melhor forma as suas funções.
  4. Estranhamos a posição do Jornal “A Nação”, por não ter ouvido os delegados da ilha, para o cabal esclarecimento do assunto em pauta, exercendo o contraditório, como fez com a delegada da ilha da Boa Vista.

Aproveitamos o ensejo para desejar uma quadra festiva feliz a toda a comunidade educativa, com responsabilidade que o contexto exige de cada um de nós e que 2021 traga tudo de bom e de melhor e que os nossos desejos sejam concretizados.

Os Delegados,

Diniz dos Anjos – Mosteiros

Osvaldo Rodrigues – Santa Catarina do Fogo

Sofia de Pina -São Filipe


Cidade de São Filipe, 24 de dezembro de 2020

*Título da responsabilidade da Redacção

PUB

PUB

PUB

To Top