PUB

Boa Vista

Boa Vista: HI Foundation adia 3a Bienal de Arte Infantil  de Cabo Verde

A HI Foundation adiou a terceira edição da Bienal de Arte Infantil de Cabo Verde, na ilha da Boa Vista, devido a situação de emergência sanitária provocada pela covid-19.

Perante a ausência deste evento cultural, a fundação promotora desta iniciativa, cuja primeira edição se realizou em 2016, reforça este ano o seu trabalho no terreno e dá início à segunda fase da construção do Centro de Educação Artística na ilha da Boa Vista.

“A necessidade de uma maior atenção relativamente às políticas publicas de apoio à inclusão social nas áreas culturais e artísticas e a crescente exclusão dos bairros mais vulneráveis são indicadores para uma intervenção cultural e educativa eficaz de forma a diversificada e inclusiva” refere Hugo Israel, presidente da HI Foundation.

Para o ciclo de 2021-2023 a estratégia da HI Fundação é fazer frente as barreiras de acesso à cultura cultivada, democratização da cultura, e a falta de estímulo da cultura popular, democracia cultural, que não contemplam a diversidade cultural dos residentes nesses bairros periféricos.

Pretende igualmente trabalhar na integração da população mais jovem em programas de educação artística que contribua para uma mudança social e que sejam de certa forma um catalisador e envolvimento para as famílias e gerações antecessoras.

A necessidade de valorizar o empreendedorismo social, a arte participativa e menos contemplativa, devolver a auto-estima das populações e sentimento de pertença são temas prioritários da fundação com sede no Mindelo que prevê até 2023 desenvolver atividades em Salamansa, São Vicente e no Planalto Leste em Santo Antão.

Segundo Hugo Israel “a falta de integração do território periférico no contexto territorial local. O afastamento da população, crianças e jovens do património e valores culturais nacionais. A tendência atual no âmbito cultural para a difusão ao contrário de privilegiar a fruição. A falta de Promoção de empreendedorismo cultural e políticas públicas nestes domínios de inclusão.”

A Fundação, tem por fim realizar, promover e patrocinar acções de carácter cultural, científico e educativo nos domínios da arte, património cultural e empreendedorismo. Tem ainda enquanto missão estimular a educação, formação, proteção e salvaguarda do património cultural e das populações, nomeadamente das crianças e jovens.

PUB

PUB

PUB

To Top