PUB

Economia

África cria zona de comércio livre

África tem a partir de hoje uma zona de comércio livre à escala continental. Cinquenta e quatro estados membros aderiram à iniciativa, com exceção da Eritreia e mais de 40 já ratificaram o acordo de adesão. São Tomé e Príncipe foi o primeiro país dos PALOP a proceder à ratificação do documento.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade de São Tomé e Príncipe, Edite Tem Jua, em entrevista à Euronews disse que este novo acordo levanta questões prioritárias como a mobilidade no continente

Na opinião de Edite Ten Jua, qualquer acordo que é novo apresenta alguns desafios, mas acredita que são desafios, que conforme se forem desenrolando as trocas comerciais poderão surgir também as respetivas soluções, disse ainda que “há naturalmente também a questão das pautas aduaneiras, embora estejamos a falar de livre circulação. Mas relativamente à lista e aos produtos que vamos considerar como produtos prioritários para o país, portanto há toda uma organização que tem que ser feita” acrescentou.

De acordo com o chefe de departamento de intercâmbio do Ministério da Indústria e Comércio de Angola, Alcides Luís, apenas 18 propostas tarifárias estão em cima da mesa, três provenientes de Uniões Aduaneiras.

O chefe de departamento do gabinete Jurídico e intercâmbio do ministério da Indústria e Comércio disse em entrevista concedida à Euronews, que neste momento estão praticamente criadas as bases e os documentos que vão regular as trocas comerciais foram aprovados durante a última cimeira pelos dos chefes de estado e de governo da União Africana a 5 de dezembro.

“As trocas comerciais deverão respeitar o princípio da reciprocidade, podendo haver ainda negociações entre países bilateralmente para alteração de uma ou outra linha tarifária. O que vai acontecer é que os países que já apresentaram as suas ofertas tarifárias, têm as condições para iniciar as trocas comerciais.

C/Euronews

PUB

PUB

PUB

To Top