PUB

Covid-19

Retrospectiva desporto 2020: Bola parada… campos vazios

Com 2020 a chegar ao fim é impossível dissociar o ano vivido da pandemia do novo coronavírus e de todas as consequências socias e económicas que vieram por arrasto. E, tal como nos outros sectores, o desporto foi, igualmente, abalado pela doença do século. Ainda assim, convidamos o leitor a relembrar os principais factos desportivos do ano que agora termina.

Janeiro
O ano desportivo, no país, começou bem, com Cabo Verde a participar nos primeiros “Jogos Pan-Africanos Special Olympics” de sempre, de 23 a 31 de Janeiro, no Cairo, Egito. Cintia Brito arrecadou duas medalhas de ouro nos 100 e 200 metros e Carla Sofia, uma de prata nos 100 e uma de bronze nos 200 metros. No mesmo mês, a selecção nacional sénior masculina de andebol protagonizava o maior feito de sempre de uma modalidade desportiva colectiva cabo-verdiana. Durante a sua primeira participação no Campeonato Africano das Nações, que decorreu na Tunísia, os rapazes do andebol terminaram a sua participação num honroso 5º lugar e garantiram a qualificação para o Campeonato do Mundo, prova que será disputada de 13 a 31 de Janeiro próximo, no Egipto. A fechar o mês, a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) apresentava Pedro “Bubista” Brito, como o novo seleccionador, após a saída do técnico português, Rui Águas. A FCF pedia o “apoio de todos” face aos desafios, nomeadamente o apuramento para o CAN 2021 e o Mundial 2022.

Fevereiro
O supercampeão Gracelino Barbosa conquistava o título mundial dos 60 metros livres no “World Indoor Athletics, Torun 2020” na Polónia, com o tempo de 7.25 segundos. Ainda, o atleta paralímpico cabo-verdiano arrecadou mais duas medalhas, uma de prata, alcançada na final dos 200 metros livres, e outra de ouro, ao vencer a prova dos 60 metros barreiras, prova da qual detém o recorde mundial.

Março
Da ilha do Sal chegavam as notícias da primeira etapa do Campeonato Mundial de Kitesurf nas praias de Kite Beach e Ponta Preta. Mais de 50 atletas de diferentes pontos do globo participam da prova organizada pela Nautics Sports Events. Em meados do “mês do teatro”, os judocas Alexandre Silva (-60kg) e Djamila Correia Silva (-52kg), ambos do Sport Lisboa e Benfica, conquistaram o ouro no Open de Dakar. A atleta Carolina Francês ficou pelo quinto lugar, categoria de -63Kg.
A selecção nacional de futebol feminino terminava em quarto lugar, na sua participação nos jogos das Federações Oeste Africana (UFOA), após a derrota por uma bola com a Libéria. O torneio decorreu de 25 de Fevereiro à 7 de Março, na Serra Leoa. A 19 de Março, o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, anunciava a suspensão de todas as actividades desportivas, no país, por forma a prevenir uma eventual propagação da Covid-19.

Abril
O presidente da FCF, Mário Semedo, admitia a possibilidade de um plano alternativo para salvar a época futebolística, mas num “modelo realista, minimamente competitivo e mais seguro possível”. Contudo, os campeonatos regionais continuaram suspensos e o nacional adiado.

Maio
A 8 de Maio, o Governo cancelava a época desportiva em Cabo Verde devido à covid-19. Todas as federações desportivas concordaram, tendo em conta a situação epidemiológica do país face ao novo coronavírus.

Agosto
O internacional Edy Tavares foi eleito um dos dez melhores basquetebolista do Real Madrid da última década, segundo uma eleição dos fãs da Liga Europeia de Basquetebol. “Foi um momento de grande satisfação porque foi algo que eu não estava à espera”, confessou o “gigante do Maio”.

Novembro
O Centro Comum de Vistos recusou vistos a três dos cinco atletas residentes em Cabo Verde, pré-convocados para a selecção nacional de andebol no Mundial 2021, que decorrerá no Egipto, de 13 a 31 de Janeiro. Josimar “Lenine” Tavares (Desportivo da Praia), Júnior Soares e Fred dos Santos (ambos do Atlético do Mindelo) falharam, assim, o primeiro estágio de preparação para o mundial que teve lugar em Portugal.

Dezembro
Arrancava a 3 de Dezembro, em Santo Antão, a 2ª edição do Cabo Verde Traingle Trail (CVTT). A prova decorreu nos municípios do Porto Novo, da Ribeira Grande e do Paul, com a participação de 520 atletas nacionais e estrangeiros. O CVTT desde ano foi dominado por atletas santantonenses: Eliseu Fortes, no masculino, e Ester Alves (Portugal), na prova feminina, venceram o trail longo; já no trail curto, Ivan Fortes e Etelvina Reis ganharam as respectivas categorias; e, o atleta francês Aurelien Garreau venceu o primeiro ultra trail de Santo Antão. Na semana seguinte, a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano e membro do Comité Olímpico Internacional, Filomena Fortes, foi nomeada membro efectivo do Conselho da Fundação da Agência Mundial Antidopagem. Após a Assembleia Geral Ordinária, no dia 19, a Federação Cabo-verdiana de Futebol e as Associações Regionais aprovaram a retoma dos campeonatos regionais em fevereiro. Já o campeonato nacional será realizado na ilha do Sal, durante o mês de Maio de 2021.

Destaque 2020: Selecção Nacional de Andebol, sénior masculina
A participação da Selecção Nacional, sénior masculina, na 27ª edição do Mundial de Andebol, disputado de 13 a 31 de Janeiro no Egito, é um feito histórico, a todos os níveis, no desporto nacional. E a nossa participação, por si só, é algo que nos deve orgulhar a todos. É a primeira vez que uma modalidade coletiva consegue qualificar-se para o maior palco do desporto internacional da sua modalidade. O combinado nacional integra o “Grupo A” da competição, onde tem a companhia da Alemanha, da Hungria e do Uruguai. Cabo Verde estreia-se no dia 15 Janeiro frente à seleção húngara, a seguir recebe a Alemanha a 17 e termina a fase de grupos, no dia 19 contra o Uruguai.

(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 696, de 31 de Dezembro de 2020)

PUB

PUB

PUB

To Top