PUB

Cinema

Artistas cabo-verdianos assinam petição contra versão portuguesa do filme “Soul” que exclui voz de atores negros 

Dino D´Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade entre os assinantes da petição que reivindica versão portuguesa que faça jus aos valores representados pelo novo filme da Pixar.

A versão portuguesa do filme “Soul – Uma Aventura com Alma”, o primeiro da Disney e da Pixar a ter como personagem principal um afro-americano, está a gerar polémica em Portugal.  

A dobragem foi feita por atores brancos, quebrando com o conceito original do filme, motivo pelo qual foi lançada uma petição para que seja feita uma nova versão portuguesa de “Soul”, a pedir a entrada em cena de vozes negras que representem a “importância histórica” do momento.

As personalidades Ana Sofia Martins, Dino D´Santiago, Mamadou Ba, Mayra Andrade, Nástio Mosquito, Pedro Coquenão e Sara Tavares não se reveem na versão portuguesa do filme, portanto decidiram avançar com a petição, convidando mais pessoas a juntarem-se a iniciativa.

“Em Portugal, a Disney tratou este filme como mais um, não tendo o mesmo critério e ignorando a intenção original na escolha de atores exclusivamente afrodescendentes para dar voz aos personagens. Não está em causa o habitual bom trabalho em dobragens feitas em Portugal ou a qualidade dos atores da versão Portuguesa, mas há aqui a expectativa de respeito pela intenção original e pelo que este representa historicamente: ser o primeiro filme de animação com um protagonista negro, interpretado por vozes negras”, diz o texto publicado online com sete assinaturas.

Os signatários sustentam que o filme tem o “propósito assumido de querer retratar a cultura musical e a comunidade afro-americana”, sendo que “todo o processo foi muito rigoroso na escolha de argumentistas, equipe técnica e, claro, dos atores que dariam vida a este filme assumido como um manifesto contra a iniquidade na indústria do entretenimento”.

E prosseguem: “Foram tidas em conta várias personalidades e académicos para assegurar que a diversa comunidade negra estivesse confortável com a representatividade da obra”.

O artista Dino D´Santiago, um dos autores da petição, já tinha manifestado, através das redes sociais, o seu desagrado com a versão portuguesa de “Soul”.

Confira abaixo o trailer da versão portuguesa do filme Soul.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top