PUB

Mundo

Portugal: Marcelo deseja êxitos à presidência da UE 

O Presidente da República desejou êxitos à Presidência portuguesa da União Europeia – UE -, esta terça-feira, 5, destacando os processos de vacinação contra a COVID-19 e de atribuição de ajudas financeiras aos Estados-Membros para fazer face à actual crise.

Numa nota divulgada no portal da Presidência da República, na Internet – a que o jn.pt teve acesso -, Marcelo Rebelo de Sousa antevê “seis meses de grande empenho das autoridades portuguesas e de afirmação de Portugal, quer em Bruxelas, mas, também, um pouco por todo o Mundo”, como “actor internacional de primeira linha”.

“Ser Estado-Membro da União Europeia torna-nos num actor internacional de primeira linha e esta Presidência é um momento raro de dirigir os destinos e as tomadas de decisão desta Comunidade de valores, de promoção da paz, dos direitos humanos, da igualdade, solidariedade e estabilidade e do bem-estar sustentável dos cidadãos europeus, mas também da melhoria das condições de vida em muitos outros locais do mundo”, considera De Sousa.

Segundo o Chefe de Estado, “é esta igualdade e solidariedade da União Europeia que vai permitir que os seus 450 milhões de cidadãos possam vir a ser vacinados” contra a covid-19, “bem como atribuir as ajudas financeiras” para fazer face à crise social e económica, causada pela Pandemia.

Marcelo Rebelo de Sousa refere que “as prioridades definidas pelo Governo português para esta Presidência”, durante o primeiro semestre de 2021, são “promover a recuperação, a coesão e os valores europeus, promover a União Europeia como líder na acção climática, acelerar a transformação digital ao serviço dos cidadãos e das empresas, valorizar e reforçar o modelo social europeu, promover uma Europa aberta ao mundo”.

“O Presidente da República saúda, assim, o início desta Presidência Europeia e deseja os maiores êxitos na sua realização”, lê-se na nota.

Portugal assumiu, no dia 1 de Janeiro, pela quarta vez, a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia.

O Primeiro-Ministro, António Costa, recebe, esta terça-feira, 5, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no primeiro encontro oficial da Presidência portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente no concerto inaugural da Presidência portuguesa, também no Centro Cultural de Belém.

PUB

PUB

PUB

To Top