PUB

Política

Parlamento apresenta voto de pesar pelo falecimento de Celina Pereira

O parlamento cabo-verdiano apresentou hoje o voto de pesar pelo falecimento da cantora cabo-verdiana Celina Pereira, ocorrido a 17 de Dezembro de 2020, em Lisboa, Portugal.

O voto de pesar foi apresentado pelo grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD-poder), através da secretária da mesa, Mircéa Delgado, que recordou Celina Pereira como “uma das principais intérpretes da morna e uma das grandes referências culturais de Cabo Verde”.

“O dia 17 de Dezembro passou a ter para nós cabo-verdianos um carácter marcadamente melancólico do ponto de vista cultural não fosse nesse dia sombrio dia em que Cabo Verde e seu povo perderam duas das maiores pérolas nacionais, ou seja, Cesária Évora e Celina Pereira”, referiu.

Mircéa Delgado lembrou que Celina Pereira revelou-se para o mundo da música muito cedo na ilha da Boa Vista e veio a afirmar-se em São Vicente com a mítica banda Ritmos Cabo-verdianos.

“Todavia sua carreira só viria a projectar-se em escala internacional a partir dos anos 80, quando residindo em Portugal por razões pessoais e profissionais, passou a protagonizar com força e majestade concertos e gravações musicais de onde emergem temas como Boa Vista Nha Terra, Bedjisa, Maria de Ascensão entre tantas outras que enriqueceram o cancioneiro popular”, referiu.

 “Cabo Verde através do seu órgão representativo de toda a nação nas ilhas e na diáspora reconhece Celina Pereira como um vulto de referência incontornável da cultura nacional do Cabo Verde independente e democrático, que aproveitou-se da sua dimensão universalista para cantar e promover a cultura de Cabo Verde”, sublinhou a deputada.

Celina Pereira, faleceu a 17 de Dezembro em Lisboa, Portugal, no dia em que completava nove anos da morte da diva dos pés descalços, Cesária Évora.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top