PUB

Santo Antão

Projeto “Terra d’Soded” homenageia centenários em vida

O projeto “Terra d’ Soded”, em Santo Antão, tem em curso a iniciativa “Homenagem em Vida” em que através de pintura mural e atribuição de certificados, homenageia centenários ou pessoas que estejam perto dos cem anos. O objetivo é homenagear 30 idosos em Santo Antão.

Levado a cabo pelo artista Carlos Lopes e mentor do “Terra d’ Soded”, o projeto “Homenagem em Vida” pretende destacar e eternizar, através de pintura mural, rostos, traços e estórias de centenários ou que estejam perto dos cem anos, considerados fortes e resistentes.

Os homenageados presenciam a pintura mural, que para Carlos Lopes, é a forma mais gratificante de demonstrar respeito a história e valorizar o contributo que dão para a sociedade santantonense.

Na homenagem mais recente, o projeto homenageou Teresa Delgado, de 91 anos, na sua localidade em Bolona. Antes, o grupo tinha homenageado o centenário Germano Delgado, em Tarrafal de Monte Trigo.

O “Homenagem em Vida” pretende nos próximos tempos homenagear 30 figuras em toda a ilha de Santo Antão através de pintura mural nas suas comunidades, para que a história e o legado fiquem registados.

No pós-Covid, passa também a considerar a sua pintura mural mais uma homenagem aos idosos, por serem os mais afetados com a doença.

A iniciativa, promovida pelo “Terra d’ Soded”, é registrada em vídeo pela ArtVideo, parceira do projeto.

PUB

PUB

PUB

To Top