PUB

Economia

Startup cabo-verdiana selecionada para competir na rede mundial do Seedstars

A startup cabo-verdiana “Resermar” foi a vencedora local do Seedstars Praia,  selecionada como parte do “Gender Equity Track!”. Criada por dois jovens, esta startup segue agora caminho na competição, onde terá a chance de representar África nas regionais e, possivelmente, nas finais globais onde poderá ganhar 500 mil dólares em financiamento de capital. Em entrevista ao A NAÇÃO online, Leidemara M. Ramos, Gerente da Resermar Reservas Online explica-nos tudo sobre a jovem empresa e não esconde as expectativas em relação a esta competição internacional.

Para quem não sabe, o que é a Resermar?

É uma plataforma virtual (Online) Caboverdiana que moderniza a oferta de serviços das empresas através de Reservas Online com a particularidade de conectar – aérea marítima e terrestre – os fornecedores e prestadores de serviços com utentes clientes e consumidores num único ambiente virtual.

O objectivo é estabelecermo-nos como plataforma de intercâmbio e oferta entre operadores comerciais e clientes ou utentes, através da obtenção antecipada, por meio das tecnologias, com apoio duma cadeia logística robusta e amplamente distribuída, que vem diminuindo e tempo de aquisição dos bens e serviços ao mesmo tempo que aumenta a oferta.

No fundo a nossa missão é estabelecer os túneis de acesso a serviços e bens, independente da sua localização, garantindo toda a cadeia logística necessária para o efeito. Potencializando o acesso de micronegócios, auto negócios, grandes fornecedores e operadores num ambiente econômico saudável, que oferece a capilaridade comercial aos grandes negócios ao mesmo tempo que permite aos pequenos alcançar mercados maiores.

Ou seja, pretende criar escala?

Exato. Nosso êxito materializa-se ao atuar em prol de comunidades empoderadas e economicamente fortalecidas. Todos os esforços da nossa equipa se centram em permitir e favorecer que nosso parceiros e colaboradores concretizarem a maior quantidade de intercâmbios comerciais. Através das tecnologias aproximamos as grandes urbes, consumidores e operadores, as ofertas locais, rurais, distantes ou de difícil acesso, o que economicamente empodera localmente o indivíduo, por conseguinte as famílias, grupos, povoações, etc, até gerar impacto na microeconomia da zona ou ilha.

Quando foi criada?

O esboço do projeto começou a tomar forma em finais de 2016, na ilha do Sal, mas só em finais de 2018 é que foi realizado, em São Vicente, com êxito o primeiro serviço. Na altura a start up foi criada por mim e Leidemara Ramos e contamos com o talento e contributo de prestigiados parceiros tecnológicos e empresários exitosos, que colocaram no mercado, pela primeira vez em Cabo Verde, uma plataforma online para compra de bilhetes marítimos interilhas, onde coabitavam todas as companhias e operadores nacionais.

De lá para cá a equipa aumentou?

Hoje a Resermar Reservas Online conta com uma equipa de 8 talentosíssimos jovens “full time” e mais 5 jovens “freelance” em diferentes áreas, e sectores, que no seu conjunto representam um poderoso leque de competências, que permite a interação com diferentes sectores da economia, aos quais se soma toda a rede de fornecedores e experimentados parceiros de negócios, que dão robustez à nossa oferta e garantias de sucesso.

Quais as maiores dificuldades de implementar um negócio destes em Cabo Verde?

Por sorte aqui confluem duas variáveis, dificuldade e oportunidade, explico: Sendo um arquipelágico, o nosso país apresenta ofertas de bens e serviços em cada uma das ilhas que variam, por assim dizer, em número tamanho e cor, por conseguinte deixa a sensação de estar em 9 Cabo Verde distintos.

O desafio está em conceber medidas de impacto, que se ajustem a cada realidade, dentro do mesmo país. Estas podem resultar a curto prazo custosas ou ter um retorno lento, ao que se incrementa a orografia, densidade populacional, desenvolvimento econômico da zonas e acessibilidade, entre outras variáveis.

Quase o 70 % do tecido empresarial em Cabo Verde é tradicional e informal, as tecnologias como ferramenta de mercado podem vir a conectar muitas zonas e micronegócios entre eles e com outros, mas essas mudanças tomam tempo e recursos.

O que representa terem sido selecionados no Seedstars?

Ao sermos selecionados como a startup local do Seedstars Praia, como parte do “Gender Equity Track!”, teremos acesso a um programa de preparação para investimentos Seedstars. Passaremos à fase da Seedstars Life Broadcast, uma competição de pitching online na forma de episódios onde você estará competindo contra outros vencedores locais.

Ao avançarmos para a próxima rodada da competição, temos a chance de representar África nas regionais e, possivelmente, nas Finais Globais por uma chance de ganhar 500 mil dólares em financiamento de capital.

Que outras oportunidades é que este concurso abre?

Este evento oferece oportunidades a projetos que têm potencial para mudar a vida das pessoas e das comunidades, ao formar parte de uma rede de startup mundial, colocamos nosso país nos olhos do mundo e o mundo em Cabo Verde.

Por outro lado, os grandes investidores vão a procura de mercados onde posicionar-se. Cabo Verde não tem massa crítica de consumo, e oferta suficiente, comparado com outros mercados da zona geoeconômica. No entanto, um projecto como o nosso pode vir a diminuir esta brecha ou equiparar o nível se a nossa economia fosse mais simétrica e desenvolvida.

Mas, se projectos como o nosso, têm a qualidade e a importância para chegar ao “Seedstars Sertamens”, onde se concentram os jovens mais talentosos do continente e do mundo, estou segura que muitos outros projetos de jovens brilhantes em Cabo Verde têm qualidade e relevância superior à nossa. Por isso, esperemos que este triunfo que atribuímos a toda a nossa grande “família”, sirva de incentivo para jovens e promotores de projectos cabo-verdianos.

PUB

PUB

PUB

To Top