PUB

Diáspora

Cabo-verdiano Joseph Martial Ribeiro é o novo vice-director geral do BAD para a região da África Ocidental

O cabo-verdiano Joseph Martial Ribeiro é o novo vice-director geral do Banco Africano de Desenvolvimento para a região da África Ocidental. Ribeiro desempenha funções no BAD desde o ano 2000. 

 Conforme avança o site Mercados Africanos, esta mudança de liderança dos escritórios regionais é a primeira grande reforma desde que Akinwumi Adesina foi reeleito presidente do BAD, no final do ano passado.

A medida, ao que tudo indica, centra-se na estratégia para preparar o envolvimento do BAD na recuperação das economias africanas, no contexto pós-pandemia.

“O Joseph tem conseguido, com sucesso, representar o banco em três países lusófonos, para além de ser um profissional realizado com grande experiência política e capacidade de gestão”, disse Adesina, citado pela mesma fonte.

Joseph Martial Ribeiro era até agora o representante residente do BAD em Angola, acumulando também as funções de elo de ligação com São Tomé e Príncipe.

“A sua experiência no terreno e o seu profundo conhecimento dos projetos de desenvolvimento públicos e as parceiras público-privadas vão contribuir enormemente para o sucesso das operações do Banco na África Ocidental”, garantiu o presidente do BAD.

Perfil

Antes de ingressar no BAD em 2000, Joseph tinha trabalhado como consultor de engenharia. Durante os 20 no BAD foi responsável por Angola, entre 2009 e 2011, ano em que passou para Moçambique até 2017, tendo então voltado a Angola, em acumulação com São Tomé e Príncipe.

Quanto a outros diretores, para a região central de África foi nomeado Serge N’Guessan, Nnenna Lily Nwabufo para a África Oriental e Malinne Blomberg para a região norte, enquanto para a África Austral foi nomeada Leïla Farah Mokadem.

C/Mercados Africanos

PUB

PUB

PUB

To Top