PUB

Cultura

“Cesária Évora” apresentado em Cabo Verde

O livro “Cesária Évora” da autoria de Elzbieta Sieradziñska traduzido do polaco para português, vai ser apresentado na Ribeira Grande de Santo Antão e na terra da Diva dos Pés Descalços, em Mindelo.

A Rosa de Porcelana Editora lança no próximo dia 13 de Janeiro, em Ribeira Grande de Santo Antão, o livro “Cesária Évora” da autoria da polaca Elzbieta Sieradziñska.

Esta obra é, segundo Filinto Elísio, “uma das importantes biografias sobre a diva maior da música cabo-verdiana” e a sua leitura “permitirá conhecer Cesária Évora para além das luzes da ribalta, nos bastidores, no dia-a-dia e na intimidade, uma preciosa contribuição da crítica genética sobre esta grande artista”.

A obra de Elzbieta Sieradziñska foi traduzida do polaco (original) para o português por Wlodzimierz Szymaniak, coadjuvado por Manuel Brito Semedo, através de uma bolsa de tradução atribuída à Rosa de Porcelana pela Direcção do Livro da Polónia.

Elzbieta Sieradzińska é romanista, tradutora de francês, bibliotecária, cantora, compositora e letrista que num determinado ponto da sua vida, conheceu Cesária Évora e a música de Cabo Verde e começou a fazer a tradução das canções desta para as edições polacas da Sony-BMG dos álbuns “Voz d’Amor” (2003) e “Rogamar” (2006).

“Cesária Évora” foi a 54ª publicação do catálogo da Rosa de Porcelana que em 2020 publicou 10 títulos de autores cabo-verdianos, brasileiros, moçambicanos, portugueses e polacos.

Com esta edição, a editora pretende fazer de 2021 um ano de homenagem a Cesária Évora, com lançamentos e momentos de lembrança, pois, é nesse ano que se assinalam os 80 anos do seu nascimento e 10 anos do seu falecimento.

Após a Ribeira Grande, Santo Antão, “Cesária Évora” vai ser apresentado na sua terra natal – Mindelo, por ocasião do dia de São Vicente.

PUB

PUB

PUB

To Top