PUB

São Nicolau

Ruth Duarte

Ruth Duarte, 26 anos, apaixonada pelo futebol e amante da actividade física.

O talento – ou o dom, como prefere caracterizar a sua aptidão pela bola – , saltou aos olhos de quem a via jogar enquanto ainda era criança. Segundo conta, começou a jogar futsal entre os rapazes da sua zona, em São Nicolau, sua terra natal, ainda pequena. E foram eles que lhe ensinaram os primeiros “toques” de bola. 

Em São Vicente, onde se mudou por volta dos seus 12 anos, destacou-se nos torneios escolares e, mais tarde, nas inter-universidades. “Ainda frequentava o 12º ano do liceu quando surgiu o primeiro convite para jogar no Mindelenses. Entretanto, no início eu só queria treinar, sem vínculo com a equipa”, recorda. 

Após uma interrupção de dois anos, período em que esteve de volta a São Nicolau, Ruth retornou a São Vicente e integrou a equipa federada do Mindelenses, onde está há cinco anos e já ganhou quatro campeonatos regionais.

Aliás, foi nesta equipa que a jovem teve o primeiro contacto com o futebol de 11. Atleta versátil, já passou por várias posições no campo. Começou como lateral, passou pelo meio campo e hoje sente-se realizada em jogar como ala. 

Para além do relvado, Ruth já se aventurou no futebol de praia, ao integrar a seleção de Cabo Verde nos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019, de onde trouxe a medalha de ouro.

A atleta também já levou o nome de Cabo Verde além-fronteiras, em jogos em Qatar (2019) e Serra Leoa (2020).

Além do futebol, Ruth é uma amante da actividade física no geral. Frequenta o quarto ano do curso de Educação Física e trabalha como personal trainer. Mais de uma dezena de medalhas e várias taças refletem momentos altos do seu percurso enquanto atleta. 

PUB

PUB

PUB

To Top