PUB

Cinema

Documentário “Manuel de Novas – Coração de Poeta” apresentado no Mindelo na próxima semana

O documentário “Manuel de Novas – Coração de Poeta”, do produtor e realizador, Neu Lopes, vai ser apresentado no Mindelo, São Vicente, nos dias 21, 22 e 23 deste mês.

O filme conta com depoimentos de mais de 40 pessoas entre músicos, sociólogos, políticos, familiares e conhecidos, que testemunham a vivência, a obra e o importante e significativo contributo que Manuel d’Novas deu para a música e a cultura de Cabo Verde.

“Manuel d’Novas – Coração de Poeta” estará presente em festivais de cinema, tendo começado pelo Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia, onde foi galardoado com dois prémios: Melhor Longa Documentário e Revelação Nacional.

Manuel de Jesus Lopes (Manuel d’Novas), nasceu em 1938 na ilha de Santo Antão, mas foi São Vicente, a ilha que o acolheu, que serviu de inspiração para as suas composições.

Passando por vários países, como marinheiro, cantou as várias etapas da vida e história do cabo- verdiano, passando pela independência, a emigração e a saudade, do amor à pátria, da distância da pessoa amada, da alegria e da tristeza.

As suas mornas, coladeiras e sambas-canção foram executadas por vários interpretes cabo-verdianos, como Cesária Évora, Bana, Ildo Lobo, Titina, Nancy Vieira, Fantcha, entre outros.

Manuel d’Novas morreu em 2009, na cidade do Mindelo, deixando uma obra ímpar para a cultura cabo-verdiana.

Sobre o realizador

As três sessões do documentário, que serão apresentadas no auditório do Centro Cultural Português, contarão com a presença de Neu Lopes. Neu Lopes, filho de Manuel d’Novas, realizador e produtor cabo-verdiano, nasceu no Mindelo e realizou o seu primeiro filme, intitulado Tu és Português, em 2011.

Em 2013 decidiu começar a trabalhar no seu projeto pessoal, o documentário “Manuel d’Novas – Coração de Poeta”, sobre a obra de um dos grandes compositores cabo-verdianos, Manuel d’Novas, o seu pai.

O referido filme está prepara-se para estar presente em festivais de cinema, tendo começado pelo Festival Plateau, em que foi galardoado com os prémios de Melhor documentário de Longa Metragem e Revelação Nacional.

Neu Lopes é um dos fundadores da Osga Filmes, uma associação sem fins lucrativos, que desde 2015 produziu várias curtas-metragens e uma média-metragem, “Mor”, com a sua própria direção e premiado no Cape Verde Film Festival em 2017.

Todas as sessões serão com entrada gratuita, sujeita a aquisição prévia de bilhete, que deverá ser solicitado através de telefone ou email do Centro Cultural Português.

PUB

PUB

PUB

To Top