PUB

Covid-19

ASSD-CV doa arca ultra-congeladora para vacinas a Cabo Verde

A Associação de Saúde e Solidariedade da Diáspora Cabo-verdiana (ASSD-CV) entregou, este sábado, 16, uma arca ultra-congeladora ao Instituto Nacional de Saúde Pública, para a conservação de amostras biológicas e vacinas. O equipamento vai auxiliar na luta contra a covid-19 em Cabo Verde.

O equipamento, avaliado em mais de 10 mil contos, é fruto de uma campanha de angariação de fundos lançada na diáspora por um grupo de profissionais de saúde de origem cabo-verdiana e tem capacidade para congelar até – 80º.

Durante o acto de entrega, a vice-presidente do Conselho Fiscal da ASSD-CV, Raffaella Gozzelino, sublinhou que este acto advém do espírito de solidariedade e de responsabilidade destes profissionais, que pretendem dar o seu contributo a Cabo Verde, no reforço dos seus meios de diagnóstico em saúde.

“Essa é uma arca ultra congeladora, com potencialidade de congelar as amostras até -80º e o mesmo tempo servirá tanto para a conservação das amostras, como para a conservação das vacinas contra a covid-19, além de aumentar a dinâmica da investigação no campo clínico e biomédico”, precisou.

Raffaella Gozzelino aproveitou a ocasião para agradecer a toda a diáspora cabo-verdiana e as instituições que responderam ao apelo lançado através da campanha de angariação de fundos que culminou na aquisição e o envio desta arca para Cabo Verde.

Por seu turno, Maria da Luz Lima, presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) destacou a importância deste gesto, que vem colmatar uma necessidade já existente.

Para além disso, frisou, o INSP ficará bastante reforçado na sua vertente investigativa.

“Sendo que o país está a preparar-se para a introdução da vacina contra a covid-19, em que há eventualidades de conservação da vacina a menos 70 graus, esta arca representa uma grande mais-valia para o país”, destacou.

A ASSD é uma associação voltada para a área da saúde, criada em Portugal por profissionais das mais diversas áreas do ramo,

que tem como objectivo ajudar grupos vulneráveis no acesso aos cuidados de saúde, não só em Cabo Verde mas também em Portugal.

PUB

PUB

PUB

To Top