PUB

Diáspora

EUA: CRE garante ampla participação no recenseamento eleitoral 

A Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) nos Estados Unidos da América (EUA) entende que estão reunidas todas as condições para cumprir, de forma serena, os objectivos estipulados para o recenseamento eleitoral e a mais ampla participação dos cidadãos residentes.

Em comunicado enviado à imprensa esta terça-feira, a CRE informa que, de acordo com o plano já aprovado, irá fazer o recenseamento até o dia 11 de Fevereiro.

“A Comissão de Recenseamento Eleitoral nos Estados Unidos da América aproveita o ensejo para felicitar os cidadãos que tem acorrido em bom número para fazer o recenseamento e, do mesmo passo, os Partidos Políticos que têm um papel fundamental no recenseamento eleitoral”, sublinhou.

Segundo dados da CRE, o recenseamento eleitoral iniciou-se a 04 de Dezembro de 2020 nos postos fixos, de forma ininterrupta, e visitas a postos móveis, numa base pontual. 

Entretanto, explica que o mesmo “normalmente” faz-se aos fins-de-semana, nomeadamente às sextas-feiras, sábados e domingos, tendo em conta o respeito pelo protocolo sanitário em vigor nos EUA.

A partir desta semana, acrescenta, os postos com maior afluência irão funcionar com dois kits cada.

Os postos fixos estão disponíveis em Brockton, Boston, Pawtucket e New Bedford, enquanto que o postos móveis estão em Fall River, East Providence, Taunton, Bridgeport, Waterbury, New York, New Jersey, Washington e Flórida.

Grande parte do recenseamento decorre em New England (onde existem os Estados de Massachusetts e Rhode Islands) e onde concentra-se a maioria esmagadora da comunidade Cabo-verdiana, cerca de 75%, diz a CRE.

De recordar que o emigrante César da Silva procurou o A Nação, na passada quinta-feira,14, para denunciar um presumível “boicote” do Governo de Cabo Verde ao processo de recenseamento eleitoral nos EUA. 

O emigrante, que falava em representação da comunidade cabo-verdiana nos EUA acusava a CRE de não fornecer informações atempadas sobre o recenseamento eleitoral, bem como de ineficiência no serviço prestado, impedindo que centenas de eleitores pudessem efectuar o seu recenseamento. 

PUB

PUB

PUB

To Top