PUB

Mundo

EUA: Joe Biden toma posse nesta quarta-feira

Apesar da Pandemia Global de COVID-19, muitas das tradições serão cumpridas. Lady Gaga, Jennifer Lopez e Tom Hanks vão juntar-se à Festa de posse de Joe Biden como o 46º Presidente dos EUA (Estados Unidos da América), que acontece nesta quarta-feira, 20. 

É já esta quarta-feira, dia 20 de Janeiro, que o Mundo assiste a uma das transições mais esperadas. Joe Biden toma posse como o 46.º Presidente dos EUA, colocando fim a um legado de unilateralismo, polémica e descrédito do cargo, que ficam, naturalmente, colados a Donald Trump.

De acordo com o portal tvi24.iol.pt, o dia da tomada de posse nos EUA é uma data solene. Embora não o deixe de ser, este ano, naturalmente que as circunstâncias ligadas à Pandemia de COVID-19 transformam o evento num acto único e sem precedentes na História.

Menos lugares, menos gente, ausência de bailes, ausência de desfiles… faltarão muitas das atracções principais desta cerimónia.

Ainda assim, haverá todo um calendário para ser escrupulosamente cumprido por Joe Biden, que estará sempre secundado pela próxima vice-Presidente, Kamala Harris.

Como se não bastasse a Pandemia, a recente invasão ao Capitólio Norte-Americano, levada a cabo por apoiantes do Presidente-cessante, acabou por baralhar ainda mais as contas das equipas de Segurança.

Assim, as restrições são ainda maiores, sendo que muitas delas, como a proibição de circulação, cancelamento de viagens ou suspensão de linhas de Metro já estão em prática, há vários dias.

Enquanto isso, a Primeira-Dama-Cessante, Melania Trump despediu-se, segunda-feira, dois dias antes de sair da Casa Branca, com uma mensagem em que instou os cidadãos dos EUA a “escolher o amor ao ódio” e “a paz à violência”.

Os termos da despedida de Melanie contrastam com o ambiente de tensão que se vive no País, depois do assalto ao Capitólio, por apoiantes do seu marido, em 6 de Janeiro, que provocou cinco mortos.

Apesar destas palavras amáveis, os Trump (Donald e Melania) vão romper uma das tradições mais antigas da Investidura Presidencial: sair da Casa Branca, sem receber os seus sucessores, o Democrata Joe Biden e a sua esposa, Jill.

De resto, Donald Trump ainda não reconheceu a vitória eleitoral de Joe Biden, no escrutínio de 3 de Novembro, e mantém as alegações, nunca provadas e rejeitadas em vários tribunais, de “fraude eleitoral”.

Biden teve mais seis milhões de votos de cidadãos do que Trump e 306 votos do Colégio Eleitoral, ao passo que Trump se ficou pelos 232.

A Segurança da Cerimónia obrigou à deslocação para Washington de mais de 20 mil efectivos da Guarda Nacional.

PUB

PUB

PUB

To Top