PUB

Cultura

Praia: Bairro de Safende vai ganhar Museu Comunitário

A localidade de Safende irá acolher o primeiro museu comunitário para preservar a memória histórica da própria comunidade, conforme informações avançadas pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.

Abraão Vicente, na sequência da abertura da formação em Técnicas de Gestão de Museu e de Património Cultural direccionada a jovens líderes do bairro de Safende, disse que o bairro, através do seu museu comunitário “terá a sua memória coletiva plasmada de forma digna, perene e científica.”

Para o ministro, trata-se de “um sonho maravilhoso, belo e emocionante”, sendo que a ideia partiu da própria comunidade. Um sonho que o governo irá transformar em realidade.

“Este é um sonho que faremos realidade. Este sonho e essa vontade mostra crença na Cultura como factor de empoderamento da comunidade e revitalizará as suas histórias, memórias e capitalizará o contributo para o desenvolvimento social, cultural e económico e a coesão social”, avança Vicente na sua página de Facebook.

Segundo o governante, o projecto de museu comunitário além de preservar a memória do bairro e das pessoas, permitirá também às instituições do Estado disponibilizar o conhecimento para as comunidades e trazer a zona de Safende para o centro de debate, acesso a serviços culturais e serviços museológicos. Já que o bairro tem uma “identidade cultural muito própria.”

Este projecto, considera Abraão Vicente, irá funcionar como um incentivo para o surgimento de outros tipos de projectos na comunidade.

Quinze jovens líderes membros da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) e voluntários comunitários recebem a formação em Técnicas de Gestão de Museu e de Património Cultural. Começou ontem, 18, e vai até 29 de janeiro.

Esta formação irá capacitar as entidades comunitárias para uma melhor compreensão do património cultural, em particular dos museus, como ferramentas para o desenvolvimento comunitário.

É ministrada por técnicos e especialistas do IPC, na sede Kaza de Amizade, Safende, cidade da Praia.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top