PUB

Cinema

“Manuel d’novas – Coração de Poeta” para ver durante três dias na capital

O Filme biográfico sobre obra de Manuel d’Novas tem estreia, hoje (21), no Centro Cultural Português, na cidade da Praia, onde fica em cartaz até sábado.

“Manuel D’Novas – Coração de Poeta” é uma longa-metragem de género documentário que retrata a obra de um dos maiores compositores cabo-verdianos de todos os tempos.

Este é o culminar de cerca de seis anos de investigação dos temas, das letras e das músicas de compositor e interprete, feitos pelo seu filho e produtor do filme, Neu Lopes.

“Todos sabem que o Manuel cantou fatos sociais, políticos, o amor, a imigração, vários temas que muita gente se identifica, o que faz dele um dos mais queridos compositores de Cabo Verde. Por isso decidi que teria que fazer uma obra para imortalizar a obra dele”, explicou Neu Lopes em entrevista à RCV.

De acordo com o produtor, o filme aborda o conhecimento que o compositor tinha da música, sobre tudo da morna, da coladeira. A obra apresenta, ainda, depoimentos do próprio Manuel d’Novas, em declarações caseiras e gravações feitas pela comunicação social, bem como o testemunho de personalidades que abordam a sua estrutura musical e da forma como escreveu.

“O filme deixa-nos com muitas saudades, pois, nele há muita gente que já não está entre nós. Ouve-se a música do Manuel em qualquer momento, tem uma dose de seriedade, de humor e tem a parte do aprendizado. Aliás, tenho a ideia de levar o filme às escolas, porque esse era um desejo do Manuel”, destacou Lopes.

A pandemia de covid-19 veio mudar a planificação quanto ao agendamento e participação do filme nas salas e festivais de cinema, ainda assim, Neu Lopes assegurou que prepara para o levar a festivais de cinema internacionais.

“O filme ia ser estreado em Milão e então ficou para trás, assim como ficou em São Vicente, na praia e nas outras ilhas. Contudo, agora está com legendas em português, está em fase final da tradução em inglês e, logo a seguir, em francês para que possa participar em festivais internacionais”.

O “Manuel d’Novas – Coração de Poeta” tem a duração aproximada de duas horas e apresentado, a partir de hoje (21) e até sábado, no Centro Cultural Português da Praia, onde os bilhetes ainda podem ser adquiridos.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top