PUB

Economia

ONU aponta para crescimento de 3% do PIB em Cabo Verde

Cabo Verde deve crescer 3%, segundo previsão da analista do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA), Helena Afonso, que  segue a economia lusófona.

Apesar do país enfrentar, segundo Helena Afonso,  o maior choque desde a independência, o Produto Interno Bruto de Cabo Verde deve crescer 3%, não obstante os impactos da Covid-19.

“A economia de Cabo Verde é das mais afetadas pela pandemia, foi o pior choque desde a independência, e estimamos que no ano passado o PIB tenha contraído mais de 8%, possivelmente 11%, devido à queda das receitas internacionais do turismo, que chegaram a cair 91% no segundo trimestre de 2020”, afirmou Helena Afonso à Lusa.

O crescimento económico, segundo previsão do UNDESA, está sustentado numa  recuperação parcial de exportações, maior consumo privado e investimento e mais produção agrícola, assumindo que a pandemia estará mais controlada a partir do segundo trimestre dada a disponibilização de vacinas.

O agravamento da pandemia, alerta Helena Afonso, pode ter efeito contrário no PIB com mais encerramentos de empresas que não aguentam as restrições. Contudo, afirma que o país tem respondido bem à crise, entregando benefícios sociais aos mais vulneráveis e rendimentos às empresas.

O problema, explicou, é que “a pouca margem de manobra em termos fiscais têm limitado a resposta económica e a elevada dívida, bastante acima dos 150% em 2020, deverá aumentar e o défice orçamental também deverá permanecer elevado”.

A inflação, por conseguinte, manteve-se nos 8% no ano passado “dada a fraca procura interna e a taxa de paridade com o euro, devendo acelerar para 11,5% este ano, o que permitirá a continuação da política monetária com taxas de juro historicamente baixas”.

PUB

PUB

PUB

To Top