PUB

Política

PAICV/Legislativas 2021 : Críticos de Janira excluídos das listas

Os deputados (12) que apoiaram José Sanches na corrida à liderança do PAICV, contra Janira Hopffer Almada, estão excluídos das listas para as eleições legislativas de 18 de Abril. A Lei da Paridade ajudou a líder do partido que tem agora a faca e o queijo nas mãos para a formação do seu exército com vista ao próximo embate eleitoral.

Vários deputados do PAICV que tinham lugar cativo no Parlamento, há mais de 20 anos, e outros mais recentes, que não estão devidamente alinhados com a presidente do partido, ficarão de fora das listas para as próximas eleições legislativas. A NAÇÃO sabe que haverá uma renovação importante imposta, em grande parte, pela Lei da Paridade.

Mas, um dado é certo, os 12 deputados que alinharam com José Sanches estão excluídos da composição com que Janira Hopffer Almada pretende concorrer nas eleições de 18 de Abril. Além de Sanches, os descartados são: Felisberto Vieira, Júlio Correia, Nilda Fernandes, Filomena Martins, Carlos Delgado, Odailson Bandeira, José Gomes da Veiga, José Maria Veiga, Fernando Frederico, Moisés Borges, José Jorge e Vera Almeida.

Em Santiago Sul, os actuais deputados que integram o autoproclamado “Grupo de Reflexão” deverão dar lugar a outros candidatos mais jovens. Estes há muito que espreitam por uma oportunidade, barrados até aqui por “deputados veteranos”, uns com 20 e outros com 30 anos no Parlamento.

Na lista que foi fechada na semana passada, numa reunião da Comissão Política do PAICV, Felisberto Vieira, Júlio de Correia, Nilda Fernandes e José Black ficaram de fora.

Em contrapartida, Rui Semedo, Julião Varela e Paula Moeda ocuparam os quatro primeiros lugares em Santiago Sul, que terá a presidente do partido, Janira Hoppfer Almada, como cabeça de lista.

Carlos Tavares “Calicas”, líder do partido na Praia, e Fidel Cardoso, chefe da JPAI, vão surgir na 5ª e 6ª posições, enquanto Avelino Bonifácio, tido como independente, aparece no 7º lugar.

Adelsia Almeida está no 8º lugar nessa lista para o maior círculo eleitoral do país, em lugares considerados elegíveis, sendo que o 9º e o 10º lugares estão reservados a duas mulheres, uma de São Domingos e outra da Ribeira Grande de Santiago. O 11º lugar também está reservado para um independente.

Em Santiago Norte, a lista do PAICV será encabeçada por João Baptista Pereira, seguido de Carla Carvalho. António Fernandes, que perdeu as autárquicas em São Lourenço dos Órgãos, deverá ocupar o terceiro lugar nessa lista, que contará com os nomes de Edna Barreto e Alberto Freitas em lugares elegíveis.

Moisés Borges, um dos principais visados no escândalo Fundo do Ambiente, está também excluído da lista de Santiago Norte, assim como o veterano José Maria Veiga e o ex-vice-presidente do partido, José Gomes da Veiga (Zé Black).

No Fogo, Eva Ortet mantém-se como cabeça de lista, seguida de Luís Pires e por Fernandinho Teixeira.

Em São Vicente, Manuel Inocêncio e Filomena Martins foram, ao que tudo indica, descartados. Aqui o destaque vai para Josina Freitas, cabeça de lista. Outra surpresa vai para o quarto lugar, Nelson Lopes, que concorreu à Câmara Municipal de São Vicente nas últimas eleições autárquicas liderando o grupo independente, “Mas Soncente”.

Alcides Graça, líder da Comissão Política Regional, foi relegado para a quinta posição. João do Carmo e Luana Jardim estão no segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Em Santo Antão, Carlos Delgado, que já se despediu nas redes sociais, ficará de fora da lista do PAICV para as legislativas de 18 de Abril, assim como Odailson Bandeira, que foi derrotado como candidato à Câmara Municipal da Ribeira Grande, nas últimas eleições autárquicas. A ex-autarca e ministra Rosa Rocha é tida como a cabeça de lista.

O antigo ministro Dénis Almeida, actual líder do PAICV no Sal, vai encabeçar a lista nessa ilha. Tirando a surpresa do Maio, onde surge Edson Alves, na Brava, São Nicolau e Boa Vista, os candidatos são, respectivamente: Clóvis Silva, Américo Nascimento e Walter Évora.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 700, de 28 de Janeiro de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top