PUB

Diáspora

Adolescente cabo-verdiana nos Estados Unidos lança marca de acessórios “4you”

Mais do que uma marca “4you”, diz Jannette Antunes, é um “acordar para vida”, para mostrar aos outros jovens que a fase da adolescência pode proporcionar mais do que “rebeldias”

Janette Antunes, uma adolescente cabo-verdiana a residir nos Estados Unidos da América, lançou recentemente a sua própria marca de acessórios “4you”.

Conforme contou, em uma entrevista ao A NAÇÃO online, mais do que uma marca ou um negócio, o “4you” é uma chamada de atenção de Janette Antunes para os demais adolescentes que vivem esta fase “complicada” e de má influência.

“A adolescência é tida como uma fase complicada, de conflito, onde meninas e rapazes deixam de ser influenciados pelo mundo do crime e da violência. Eu sou uma adolescente e sei que esta fase não é fácil, sobretudo aqui nos Estados Unidos. Por vezes, amigos influenciam-nos por caminhos errados e nem todos são suficientemente fortes para se desviar. Temos que ter em mente coisas boas que nos incentivam e que nos levam a outras direções. É neste sentido que criei a marca e, com ela, quero que outros adolescentes sigam o exemplo de usarem as suas criatividades como forma de terem focos positivos e reconhecerem-se como futuro de uma nação”, explica Janette.

Por outro lado, Janette diz que esta é também uma ocupação para ultrapassar os dias difíceis da covid-19, que o mundo enfrenta, tendo em conta que neste momento está a ter aulas on-line a partir de casa.

Sucesso no mercado

Os produtos unissexo para homens, mulheres e crianças, como canecas, t-shirts, conjunto para ginástica, biquíni, chinelos, entre outros, estão disponíveis em uma plataforma online e têm tido uma boa repercussão no mercado americano. 

“Nos primeiros dias que eu publiquei os produtos consegui vender tudo em 48 horas. Isto é bom e mostra que as pessoas gostaram do que lhes apresentei. Por isso, quero continuar”, conta.

Satisfeita com o ritmo que o “4you” está a tomar, Janette já tem planos para no futuro, abrir uma loja “presencial” nos EUA e dedicar-se ao negócio. Isto sem contar com a perspectiva de trazer a marca para Cabo Verde e realizar um desfile na sua terra natal.

“Quando o negócio estiver mais avançado e com mais lucros, quero levar o 4you à minha terra porque apesar de estar aqui, tenho em Cabo Verde amigos e colegas que quero que façam parte do meu projecto”.

 Sensibilizada e com a ideia de que em Cabo Verde há menos “chances” para os adolescentes, sobretudo financeiras, Janette quer “ajudar quando poder” proporcionando-lhes oportunidades e incentivos para terem também os seus próprios negócios. 

“Partilhar a ideia é importante. Quero poder partilhar com os adolescentes cabo-verdianos a minha experiência para lhes inspirar e incentivar a terem os seus próprios negócios”, explica.

Tendo em conta que Janette é ainda menor de idade perante a lei americana, os seus negócios têm de ser geridos pelos pais. No entanto, o que a incentiva é a ideia de “estar a fazer alguma coisa” para ultrapassar os dias longos dentro de casa por causa da pandemia e, de alguma forma, “incentivar” outros adolescentes a seguirem o caminho de “bravura positiva e usar a mente para coisas boas”.

 Janette Antunes é filha da artista cabo-verdiana Neuza de Pina e reside nos EUA desde os seus nove anos.

Além dos estudos, nas horas vagas, Janette não perde a oportunidade de dançar, jogar basquetebol, celebrar a vida, pois, segundo contou, apesar da sua “felicidade e amor pela vida”, já enfrentou algumas situações difíceis como bullying na escola pelo aparelho auditivo que usa desde os seis anos de idade.

PUB

PUB

PUB

To Top