PUB

Sociedade

Navio hidrográfico das Forças Armadas de PT entrega equipamentos militares a fuzileiros navais 

O navio hidrográfico das Forças Armadas de Portugal, Almirante Gago Coutinho, entregou, na segunda-feira (1) vários equipamentos militares aos fuzileiros navais da Guarda Nacional. Na ocasião também foram entregues 10 mil máscaras de protecção individual covid-19, doadas pelas Forças Armadas de Cabo Verde, por parte do Ministério português de Defesa e da Marinha portuguesa, respectivamente.

A embarcação está em Cabo Verde desde o dia 13 de Janeiro até amanhã, quarta-feira (3) e tem realizado várias acções de fiscalização e segurança marítima no âmbito da iniciativa, Mar Aberto.

A missão de cooperação bilateral que começou em São Vicente, segundo o Almirante Francisco Almeida compreende um conjunto de actividades com especial enfoque nas capacidades científicas do navio, no âmbito da iniciativa Mar Aberto e compromissos internacionais assumidos por Portugal, com os países da CPLP, objectivo contribuir  de forma integrada para a segurança marítima no oceano atlântico.

“Permitiu por exemplo a publicação da carta náutica recentemente lançada com o arquipélago de Cabo Verde. Três dias no Mindelo, com actividades de formação e treino com a Guarda Costeira e o levantamento hidrográfico portuário. 16 dias no mar, com o levantamento hidrográficos costeiros e em baías, sempre contando com a presença de um  oficial hidrógrafo da Guarda Costeira de Cabo Verde e dois dias na Praia, que estamos a iniciar agora e também com actividades de formação, desta feita com militares da Guarda Nacional, tudo facilitado para um sistema de posicionamento dinâmico que permite ao navio ficar quieto, sem intervenção humana. Os dois são dadores multiface para a média de fundo entre os 50 e 500 metros mais ou menos e o outro para grandes fundos, acima dos 500 metros”, disse o responsável.

A segurança cooperativa na região do atlântico tem merecido atenção especial segundo o embaixador de Portugal em Cabo Verde, Victor Branco, que realça a importância das missões da iniciativa Mar Aberto, mormente cartografia marítima, estudo oceanográfico. Este responsável destaca entretanto a oferta de 10 mil máscaras de protecção covid-19 às Forças Armadas de Cabo Verde e outros materiais militares.

“A marinha decidiu ceder as Forças Armadas de Cabo Verde dois botes e diversos materiais de mergulho que contamos que possa contribuir para reforçar  os meios já existentes e ser uma mais valia para as operações a que se destinam. O Ministério da Defesa Nacional, no âmbito da cooperação no domínio da defesa e perante a pandemia, que nos afecta a todos decidiu enviar um contributo de 10 mil mascaras faciais para a protecção individual contra a propagação da covid-19”.

Por seu turno o Director da Defesa Nacional coronel, Armindo Sá Nogueira, evidenciou os ganhos decorrentes dos programas de longa data entre as partes, sobretudo as acções de cooperação para a segurança marítima e fiscalização das águas nacionais.

“A cooperação tem iniciado mais nas áreas de formação e treino, assessoria técnica, visitas de navios armados e delegações, cedência de meios materiais, exercícios de operação marítima e assistência médica e hospitalar. No âmbito da iniciativa Mar Aberto têm aportado em Cabo Verde, navios da Marinha Portuguesa, desenvolvendo um conjunto de acções de fiscalização marítima conjunta e actividades de reforço e formação na área de cooperação na linha da defesa”, revelou.

O navio Almirante Gago Coutinho é uma embarcação oceanográfica, pensada na ótica da ciência e capaz de realizar tarefas diversas como as de lançamento de lanchas hidrográficas, graças aos sensores extra, sistemas sondadores multifeixe, perfilador acústico de corrente.

No quadro da cooperação para a defesa com Portugal, vários oficiais estão de regresso depois de frequência de cursos de actualização, estando outros tantos a caminho para a academia militar portuguesa.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top