PUB

Covid-19

Reino Unido aposta em testes porta-a-porta face à ameaça da variante Sul-Africana

O Reino Unido aposta nos testes porta-a-porta numa altura em que o país depara-se com a variante Sul-Africana do novo Coronavírus encontrados em casos sem ligações a viagens.

Em oito zonas do país, as pessoas residentes com 16 anos ou mais, estão a ser aconselhadas a ficarem em casa e a fazer o teste, independentemente de apresentarem sintomas, avança pt.euronews.com.

“Já identificámos 105 casos desta variante aqui. Onze desses casos parecem não ter nenhuma ligação com viagens internacionais. Actualmente, não há provas que sugiram que esta variante seja mais grave. Mas é preciso analisá-la e é isso que vamos fazer”, explica Matt Hancock, secretário de Saúde do Reino Unido.

Acredita-se que a nova variante seja mais infecciosa e, até que a vacinação esteja concluída, pode representar uma ameaça às pessoas mais vulneráveis.

A UE (União Europeia) também está a endurecer a sua posição. Bruxelas já instaurou novas medidas para quem chega de fora da UE. Só é permitida a entrada de pessoas idas de países com baixa incidência de Covid-19 e com praticamente nenhuma das variantes mais virulentas.

Também estão a ser impostas restrições entre os vizinhos da União Europeia. Portugal, que assiste a um grande aumento de infecções, está a limitar a mobilidade na fronteira terrestre com Espanha. As viagens entre os dois países passam a ser permitidas apenas para o transporte de mercadorias ou por motivos de saúde. Trabalhadores no estrangeiro e os portugueses que regressam a casa também podem atravessar a fronteira terrestre.

Em França, as fronteiras com os países vizinhos da UE continuam abertas, mas é preciso apresentar um teste negativo para entrar no país.

PUB

PUB

PUB

To Top