PUB

Covid-19

Portugal: Centros de Saúde começam vacinação dos mais idosos 

Experiência começa em duas unidades de Lisboa – a Capital. Norte tem agrupamentos preparados para começar, mal haja vacinas.

A vacinação de idosos com mais de 80 anos e de pessoas com mais de 50 e algumas doenças associadas, começa esta quarta-feira, 3, em duas unidades de Saúde familiares (USF) de Lisboa. 

De acordo com  o portal jn.pt, é uma primeira experiência porque, na terça-feira, ainda não havia vacinas para alargar ao resto do País. No Norte, há várias unidades prontas a começar, mas faz-se um compasso de espera até chegarem as entregas.

A USF Alvalade e a USF Parque, ambas no Parque da Saúde, em Lisboa, vão dar início a esta nova etapa do processo de vacinação, que implica os centros de Saúde convocarem os utentes que vão vacinar. 

Os idosos com mais de 80 anos (mesmo sem doenças associadas e não residentes em lares) foram incluídos, recentemente, na Primeira Fase do Plano de Vacinação contra a COVID-19, depois de recomendações internacionais. São quase 340 mil pessoas e prevê-se que, até ao final de Março, metade estejam vacinadas.

O grupo das pessoas com mais de 50 anos e patologias associadas (doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crónica ou outra doença respiratória crónica com suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração) , também começa, agora, a ser chamado aos centros de Saúde. Os que se enquadram nestes grupos, mas não são seguidos no Serviço Nacional de Saúde, podem preencher um formulário disponível no portal COVID-19.

O processo vai ser gradual, como referiu, na semana passada, o coordenador da “task force” do Plano de vacinação, Francisco Ramos, e estará sempre dependente das entregas das vacinas. No Norte, já há agrupamentos de centros de Saúde prontos a avançar.

PUB

PUB

PUB

To Top