PUB

Convidados

Corrida da Liberdade Financeira: como alcançar a meta?

Por: Evandra Martins Neves *

No mês em que se comemoram duas datas marcantes para o povo cabo-verdiano, o 13 de Janeiro (Dia da Liberdade e da Democracia) e o 20 de Janeiro (Dia dos Heróis Nacionais), importa meditarmos sobre um outro tipo de liberdade: A Liberdade Financeira.

Liberdade significa ausência de restrições ou constrangimentos (liberdade in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-29 23:02:46]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/liberdade). Entretanto, quando o assunto é dinheiro parece que as “restrições” e os “constrangimentos” persistem. Por que será?

Liberdade Financeira

André Massaro, no seu livro intitulado “Liberdade Financeira”, afirma que a Liberdade, assim como a nossa situação financeira, é, em grande parte, um resultado das escolhas que fazemos, das decisões que tomamos e da forma como enxergamos o mundo (procurando ver as coisas como elas realmente são, e não como achamos que deveriam ser). Massaro acrescenta que a forma como usamos os nossos recursos (todos os recursos – não só o dinheiro) define o nosso caminho e o nosso destino.

A Liberdade Financeira pode ser entendida como o poder de escolher o que se quer fazer, sem que a decisão tomada atinja negativamente a organização das finanças. Apesar de serem parecidos, os termos Liberdade Financeira e Independência Financeira não têm o mesmo significado. A Independência Financeira é alcançada quando os valores acumulados e/ou investidos, durante um determinado período de tempo, são suficientes para suprir as necessidades e arcar com os compromissos financeiros, sem depender de nenhuma outra fonte de receita.

Alcançando a meta da Liberdade Financeira

Para alcançar a Meta da Liberdade Financeira é preciso, em primeiro lugar, identificar seu “eu” financeiro. Para isso, é necessário fazer um diagnóstico financeiro que consiste no registo dos gastos realizados diariamente, detalhadamente e separados por categorias (habitação, transporte, alimentação, educação, etc.). No entanto, somente os números não bastam. É importante registar também os meios de pagamento utilizados e as respetivas datas, pois isso permitirá saber em quais momentos, ou em que dias da semana ou do mês você gasta mais ou menos e quais são os meios mais ou menos utilizados.

Esse registo deve ser feito por apenas trinta, sessenta ou até, no máximo, noventa dias, dependendo do seu tipo de rendimento, fixo ou variável. No entanto, o procedimento deve ser repetido anualmente ou quando houver uma mudança significativa na sua vida financeira.

Outra estratégia extremamente importante no alcance da Liberdade Financeira consiste em mudar seu Mindset Financeiro, isto é, mudar seu comportamento mental em relação ao uso do dinheiro. Essa mudança começa pelo reconhecimento da forma como você consome. Você é um Consumidor Consumista ou um Consumidor Consciente? O Consumidor Consumista gasta compulsivamente e costuma ser imediatista e ansiosa na hora da compra. Por sua vez, o Consumidor Consciente pondera antes de comprar. É previdente e pensa no impato da compra no seu futuro financeiro.

Por fim, aprenda Educação Financeira. Para o Ph.D. Reinaldo Domingos, a Educação Financeira é uma ciência humana que busca a autonomia financeira, fundamentada por uma metodologia baseada no comportamento, objetivando a construção de um modelo mental que promova a sustentabilidade, crie hábitos saudáveis e proporcione o equilíbrio entre o SER, o FAZER e o TER, com escolhas conscientes para a realização de sonhos.

A Educação Financeira vai muito além do que lidar com números ou simplesmente conhecer as Instituições Financeiras e os seus produtos (produtos de poupança, produtos de crédito, etc.). É através da Educação Financeira que você vai conhecer as ferramentas que facilitam a construção da sua aposentadoria/reforma sustentável. Para além disso, você saberá como organizar e adequar seu padrão de vida e de consumo para garantir a realização de seus sonhos. O termo padrão de vida não é sinónimo de classe social, pois independentemente de sua classe social, você precisa aprender a viver de acordo com o que ganha.

Com a Educação Financeira você vai aprender que o valor que realmente norteia o ser humano não é o dinheiro, e sim a liberdade. Seja livre financeiramente!

*Educadora Financeira DSOP e CEO Founder da Fin Academy – Academia de Educação Financeira

https://web.facebook.com/finacademycv

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 699, de 21 de Janeiro de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top