PUB

Mundo

Pós-“Brexit”: União Europeia e Reino Unido em negociações para aliviar tensões

União Europeia (UE) e o Reino Unido estão em negociações para aliviar as tensões comerciais pós-BrexitOs problemas continuam a surgir e o Protocolo que elimina a fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda é um deles.

O Governo britânico – conforme o portal pt.euronews.com – pede a extensão do Período de “Transição”, para resolver questões pendentes, numa altura em que os novos controlos fronteiriços estão a provocar atrasos no transporte de mercadorias do Reino Unido para a Irlanda do Norte.

Desde que o País deixou, definitivamente, o Mercado Único Europeu, as mercadorias passaram a estar sujeitas a controlos alfandegários.

A Comissão Europeia tinha imposto,  recentemente, controlos sobre a exportação de vacinas para a Irlanda do Norte, mas, posteriormente, decidiu desconsiderar a medida.

O Vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, defendeu que “deve ser um processo recíproco, em que o Reino Unido deve cumprir com o que se comprometeu – que se traduz na implementação adequada do Protocolo”.

E remarca: “É algo absolutamente fundamental para nós, para evitar fronteiras rígidas e para manter a paz”.

Os controlos aduaneiros sobre as mercadorias que entram na Irlanda do Norte, provenientes do resto do Reino Unido são um resultado controverso do “Brexit” e estão a gerar um clima de tensão.

As autoridades da Irlanda do Norte decidiram suspender os controlos aos produtos de origem animal e retirar trabalhadores dos portos de Belfast e Larne, depois de terem surgido “graffitis” ameaçadores, contra os funcionários da fronteira.

PUB

PUB

PUB

To Top