PUB

Cultura

O que anda a ler e a ouvir?

 

Evel Rocha   Psicólogo/Escritor – Mindelo
Acabo de ler o livro “Água para elefantes”. O romance conta a cativante história do velho Jacob Jankowski, que ronda seus 90 a 93 anos, numa clínica para idosos. É arrebatado pelas lembranças quando um circo itinerante chega à cidade, na época da Depressão e relembra a história de sua vida. No fim deste deslumbrante livro, sou levado a concordar com a autora de que a ”a vida é o maior espetáculo da Terra”. A minha leitura, de preferência, é virada para livros de literatura. Dedico aos livros de história universal e biografias que também muito me fascinam. Nestes dias ando a ouvir Enya e Bocelli. São ritmos que se encaixam na minha forma de estar na vida e me embalam na escrita. A música depende do momento. Gosto de boa música, no geral, mas a minha preferência vai para os clássicos dos anos oitenta; fazem parte do meu acervo musical a música a capela sul-africana e a MPB, com destaque para Vinícius de Moraes. No panorama nacional gosto de ouvir a morna e a coladeira.

Daniela Lopes – Estudante – Lisboa (Portugal)
O último livro que li foi “O Homem de Giz” de C.J. Tudor. A história é contada intercalando o passado com o presente. A narrativa gira em volta de mistérios onde um grupo de amigos encontra um cadáver desmembrado e presencia outros acontecimentos terríveis. Mesmo sendo uma leitura pesada, a narrativa é muito envolvente e inteligente e deixa um “gostinho de quero mais” a cada página que se lê. Normalmente gosto de ler suspense, thriller e crimes policiais. Às vezes leio romances quando fico intrigada com a sinopse do livro. Uma música que tenho ouvido muito é “Zero” dos Liniker e os Caramelows. Eu ouço de tudo, desde morna a heavy metal, mas os estilos musicais que estão mais presentes no meu dia a dia são rock alternativo, soul e R&B.

 

Adnizia dos Anjos – Professora universitária – Praia
Estou lendo ”To Kill a Mockingbird” de Harper Lee. O livro conta a história de Atticus Finch, um advogado que luta contra o racismo, segregação e injustiça social durante a era da Grande Depressão nos Estados Unidos. A beleza do livro reside na narrativa comovente que a personagem, Scout Finch, faz. Ela faz-nos ver as coisas que acontecem na sua cidade com uma visão ingénua, contudo muito atenta e com a sinceridade de uma criança. Leio de tudo um pouco porém, prefiro livros que ajudam a satisfazer ou a explorar a inteligência humana. Adoro biografias e livros religiosos. Adoro uma boa música, mas raramente consigo ler enquanto uma música toca. Amo mesmo músicas do estilo religioso ou gospel. Normalmente escuto também músicas de artistas Cabo-verdianos que elevam e valorizam a nossa cultura tal como: Mayra Andrade, Ildo Lobo, Orlando Pantera, entre outros.

PUB

PUB

PUB

To Top