PUB

Saúde

Vacina HPV e Hepatite B para cuidadores lançada na segunda-feira

O Governo vai lançar, na segunda-feira, 08, a introdução da vacina contra o HPV (Papiloma vírus humano) e a vacinação contra a Hepatite B para os cuidadores. No acto oficial, será ainda lançado o Caderno de Saúde da Criança e do Adolescente.

A introdução da vacina HPV é tida, pelo Governo, como um ganho importante no acesso universal da população aos cuidados em saúde e aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, fundamentalmente para os adolescentes e jovens onde os desafios na matéria ainda são vários e complexos.

“Apesar do cancro do colo do útero ser actualmente prevenido e tratado, cerca de 300 mil mulheres morrem por ano e mais de 84% destas mortes ocorrem em países de renda média e baixa, fundamentalmente nas regiões menos desenvolvidas”, explica o executivo, em nota enviada à imprensa.

Os vírus do HPV, transmitidos por contacto sexual, são responsáveis por 70% dos casos de cancro do colo do útero registados a nível mundial.

Para a sua prevenção, foram desenvolvidas e homologadas pela OMS três vacinas eficazes, que permitem a prevenção das lesões pré-cancerosas e do cancro do colo do útero, vulvovaginal, bem como as verrugas anogenitais nas mulheres e homens.

Quanto à vacinação contra a Hepatite B nos profissionais da saúde, está enquadrada no ano 2021, designado pela OMS como Ano Internacional do Profissional da Saúde.

Começando pelos grupos de maior risco, o Ministério da Saúde pretende vacinar gradualmente os profissionais da área em Cabo Verde.

Já no que toca ao Caderno de Saúde da Criança e do Adolescente, o executivo avança que o instrumento vai permitir a avaliação integral do estado de saúde da criança e do adolescente pelos técnicos de saúde, assim como o seguimento do desenvolvimento nutricional, neuro-psico-motor e da vacinação. Este acompanhamento acontece desde a nascença até os 19 anos.

PUB

PUB

PUB

To Top