PUB

Sociedade

São Domingos: 20 expositores na Feira Gastronômica “Sabores do Mar” 

A localidade de Praia Baixo no concelho de São Domingos está acolher a primeira edição da Feira Gastronômica “Sabores do Mar de São Domingos”.  A iniciativa conta com a presença de 20 expositores.

O evento, de dois dias (sábado e domingo), está enquadrado nas comemorações do Dia do Pescador assinalado a 5 de Fevereiro. 

A organização é da Câmara Municipal de São Domingos, através dos pelouros de Indústria, Turismo, Comércio, Empreendedorismo e Ambiente e Cultura, Indústrias Criativas, Juventude, Desporto, Voluntariado e Associativismo.

O objectivo é, segundo a autarquia, “potencializar as actividades ligadas ao mar que, sem dúvida, são muito importantes para a economia local” e “dinamizar o turismo local, apresentando São Domingos como uma boa opção de paragem na ilha de Santiago”.

Assim, o evento conta com cerca de 20 expositores em stands que terão a oportunidade de confeccionar e apresentar ao público, pratos à base de peixes e mariscos.

Actividades

Hoje, o evento arranca às 10H30 com a palestra “Sensibilização das Medidas de Gestão dos Recursos da Pesca” ministrada pelo Ministério da Economia Marítima.

Segue-se com a exposição “Nós Mar Nos Riqueza”, exposição de pratos, futebol de praia entre os pescadores de Praia Baixo e de Baía, dinâmica com os pescadores e peixeiras, e momentos de animação musical.

Das actividades consta ainda a realização do fórum “Desenvolvimento das comunidades piscatórias” com vista à identificação de principais problemas existentes na comunidade e no sector das pescas e actividades conexas que afligem as comunidades piscatórias de Nossa senhora da Luz, entre outros propósitos.

Metas 

A CMSD, espera que “Sabores do Mar de São Domingos” seja uma oportunidade de negócios de modo a que os 20 expositores possam “mobilizar um volume de venda satisfatório e motivador para próximos eventos do género e que cerca de 80 homens e mulheres que atuam no ramo da economia marítima estejam melhor informados e engajados na nova abordagem e visão no que concerne à conceção, implementação e avaliação de projetos concretos de desenvolvimento para as comunidades de Praia Baixo, Achada Baleia, Baía e Moia-Moia”.

Após esta primeira edição, a ideia é segundo os organizadores institucionalizar tal evento para que possa ser realizado anualmente.

A autarquia garante que todas as medidas de prevenção à covid-19 estão acauteladas, tanto para os expositores como para com os visitantes.

Ontem, para além da abertura oficial da feira, presidida pelo Presidente da CMSD, Isaias Varela, foram realizadas duas palestras ligadas ao tema, exposição “Nós Mar Nos Riqueza”, exposição de pratos, dinâmica com os pescadores e peixeiras, e momentos de animação musical.

PUB

PUB

PUB

To Top