PUB

Política

Tarrafal Monte Trigo: Autarquia e Governo estudam melhor forma de contornar invasão do mar às moradias 

A Câmara Municipal do Porto Novo e o Governo preveem solucionar o problema da invasão do mar às casas em Tarrafal de Monte Trigo com o ordenamento da orla marítima da localidade.

Estudos estão a ser feitos para determinar a melhor solução para o problema. O recuo da comunidade também constitui uma hipótese.

Ao que tudo indica, conforme avança a Câmara Municipal do Porto Novo, o ordenamento da orla marítima desta zona piscatória poderá resolver a situação mas, segundo a mesma fonte, requer “avultados” investimentos do Governo em Engenharia.

O ministro da economia marítima, Paulo Veiga, garante que estudos estão a ser feitos para garantir a proteção da orla marítima da zona, mas que “não sendo possível encontrar soluções”, outra opção poderá ser recuar a comunidade devido às mudanças climáticas.

Paulo Veiga avança que há também outras localidades do país que enfrentam o mesmo problema devido ao aumento do nível da água do mar pelo que é necessário “repensar e criar resistência” para controlar a problemática. 

O ministro assegura que o Governo está a estudar todos os casos a nível nacional.

No Tarrafal de Monge Trigo, a autarquia portonovense assegurou que tem vindo a apoiar a população e os serviços da Proteção Civil estão constantemente no local para prevenir situações de gravidade.

De lembrar que o zona tem vindo a ser constantemente atingida pelo mar revolto que entra pelas casas perto da orla marítima, colocando em risco os moradores.

Nos últimos dias a  situação inspirou algum cuidado por parte das autoridades.

PUB

PUB

PUB

To Top