PUB

Saúde

Vacina HPV: Cabo Verde pretende vacinar 6500 meninas por ano

As primeiras doses da vacina HPV para prevenir o cancro do colo do útero vão ser administradas a partir de 1 de Abril. O objectivo é vacinar, a cada ano, 6500 meninas a partir dos 10 anos de idade.

A coordenadora da vacinação, do Ministério da Saúde, garante que toda estratégia já está montada. O plano deve envolver a parceria do Ministério da Educação.

“Cada Centro de Saúde ocupará a sua área de residência e terá as listas das alunas com idade a partir dos 10 anos. As alunas que não se dirigirem aos centros de saúde, o próprio centro irá à escola para vacinar essas meninas, com a devida permissão dos pais”, explica Ivanilda Santos, em declarações à RCV.

A coordenadora está convicta de que os pais vão facilitar a vacinação das filhas, tendo em conta um estudo realizado sobre conhecimentos, atitudes e práticas, para saber qual é o conhecimento que os pais têm desta vacina e qual o seu engajamento na vacinação.

“Tivemos um engajamento de 95%, que é a taxa de cobertura vacinal que temos anualmente, pelo que acreditamos que não teremos problemas”, sustenta.

De todo o modo, explica, já está igualmente preparada toda a comunicação para incentivar e dar a conhecer a importância desta vacina.

A introdução da vacina contra HPV é sinalizada esta manhã, na cidade da Praia, num acto presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Na mesma cerimónia será lançada a vacinação contra a Hepatite B para os profissionais da saúde e o Caderno de Saúde da Criança e do Adolescente.

 C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top